sexta-feira, 30 de abril de 2021

Representação contínua

Ao escolher a representação contínua para a organização, o modelo CMMI:

  • Permite selecionar a ordem e melhoria que mais se adéqua aos objetivos de negócios da organização e diminui as áreas de risco.
  • Habilita que haja comparações em uma empresa e entre empresas por área de processo ou pela comparação de resultados em estágio equivalentes.

Há quatro níveis de capacidade, numerados de 0 até 3 (veja a Tabela 1). Cada nível de capacidade corresponde a metas genéricas e a um conjunto de práticas genéricas e específicas, conforme ilustra a Figura.

Representação por estágio

Ao escolher a representação por estágio para a organização, o modelo CMMI:

  • fornece uma sequência de melhorias, começando com práticas básicas de gerenciamento, progredindo através de um caminho de níveis sucessivos, cada um servindo como um fundamento para o seguinte.
  • permite comparações entre organizações pelo uso de níveis de maturidade.
  • fornece um valor simples que sumariza resultados avaliados e permite comparações entre organizações.

Há cinco níveis de maturidade, numerados de 1 a 5 (ver Tabela 1). A obtenção de um nível de maturidade permite assegurar que os fundamentos adequados de melhoria foram estabelecidos para o próximo nível de maturidade, permitindo a melhoria incremental dos processos na organização. Esta representação indica a ordem de implementação de cada área de processo, de acordo com o nível de maturidade, que define o caminho associado à melhoria dos processos de uma organização (desde o nível de maturidade inicial até ao nível de maturidade em otimização), conforme ilustra a Figura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário