quarta-feira, 21 de abril de 2021

Norma ISO 14598 - Avaliação de produtos de software

Desenvolver software com qualidade tem sido um grande desafio, pois estabelecer prazos, especificar requisitos, estimar custos e recursos e cumprir todos esses quesitos não são atividades simples. É necessário um controle muito grande dos processos que envolvem a fabricação do software, desde a sua criação até a sua completa instalação no cliente. Um desafio ainda maior é conseguir identificar, ao final do desenvolvimento, se o produto de software atende aos requisitos previamente estabelecidos. Com a finalidade de auxiliar nestas complexas tarefas, processos de avaliação de produtos de software foram desenvolvidos e consolidados na Norma ISO 14598.

A norma ISO 14598 traz macroprocessos de avaliação de qualidade de produtos de software que podem ser instanciados para avaliação do produto por desenvolvedores ou agentes externos, dependendo dos objetivos e da infraestrutura da organização. A Figura mostra o processo proposto na ISO 14598-5 para avaliação por agentes externos.

Processo de avaliação de software - ISO 14598-5. Fonte: <www.goconqr.com>.

Cada fase descrita na Figura possui uma série de recomendações, porém, como toda norma, ela recomenda o que fazer mas não explica como deve ser feito. As principais etapas são:

  • Estabelecimento dos requisitos da avaliação, em que os requisitos do software são recebidos e os requisitos da avaliação são definidos.
  • Especificação da avaliação, no qual utiliza-se a descrição do produto e os requisitos da avaliação para definir o que será contemplado na avaliação.
  • Projeto da avaliação, no qual os dados utilizados na etapa anterior são agregados ao conhecimento de métodos de avaliação e projeta-se o plano de avaliação.
  • Execução da avaliação, em que são utilizadas ferramentas específicas para se colocar o plano de avaliação em prática.
  • Conclusão da avaliação, quando o relatório de avaliação é gerado, todos os resultados obtidos são sintetizados e um parecer é emitido para o requisitante da avaliação.

As etapas “estabelecimento dos requisitos da avaliação” e “especificação da avaliação” são cruciais da avaliação, pois representam o momento em que é definido o que se medirá no software e os níveis aceitáveis dessas medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário