sexta-feira, 16 de abril de 2021

Qualidade de processo

A qualidade no processo, de acordo com Oliveira et al. (2004), procura identificar a má qualidade o quanto antes, o que é feito pelo controle da conformidade à especificação, e corrigir o problema, evitando que continue o desperdício até o fim. Os autores afirmam que, para garantir a conformidade à especificação ao longo do processo, é necessário especificar como executar atividades e seus resultados e controlar sistematicamente todo esse processo que irá atingir a qualidade.

“A qualidade de processo é a rigorosa especificação dos processos que serão realizados na produção de um bem ou serviço, incluindo as faixas de tolerância desejadas em relação aos resultados.” (OLIVEIRA et al., 2004; p. 93)

Aqui deve-se levar em consideração a definição de qualidade como adequação ao uso, o que significa que o produto deve ter as funções necessárias à solução dos problemas do cliente e, ainda, atender aos critérios de desempenho, facilidade de uso, confiabilidade etc. Por exemplo, pode-se imaginar a existência de um cliente que vai receber o bem ou serviço, cujas necessidades de uso precisam ser satisfeitas.

É preciso ainda identificar e eliminar as fontes da má qualidade mediante alterações apropriadas no processo, ou seja, nas especificações de suas atividades.

Cliente satisfeito x cliente insatisfeito
Fonte: <qualiwork.pt>.

Oliveira et al. (2004) propõem uma lista de perguntas que realçam essa perspectiva e apontam as consequências para os processos de produção:

  • Quem são os clientes visados?
  • O que desejam e necessitam?
  • O que tais necessidades significam para os produtos e processos?
  • Quais características devem ter um produto/serviço para satisfazê-las?
  • Como fabricar esse produto ou prestar esse serviço?

Com isso, vê-se que o conceito de adequação ao uso também se dirige para a qualidade no processo. A qualidade não pode ser alcançada apenas com a verificação de conformidade dos resultados parciais em pontos escolhidos do processo. A qualidade no processo é mais que isso. Exige que os processos sejam concebidos de forma a maximizar a produção de bens e serviços que atendam às especificações.

Assim nasce a qualidade total. A preocupação é garantir qualidade em cada atividade realizada no processo de produção e evitar erros, de modo a produzir certo da primeira vez até eliminar a necessidade de inspeções, as quais perdem sentido quando cada etapa entrega seus resultados sem defeitos para a etapa seguinte e se implanta um processo explícito para melhorar sistematicamente os processos, de modo a sempre aumentar a qualidade no processo.

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