domingo, 18 de abril de 2021

Qualidade e o ciclo de vida do produto

O conceito de ciclo de vida do produto está vinculado ao aspecto satisfação das necessidades do cliente. A qualidade de um produto é o resultado das características por ele adquiridas ao longo de todo o seu ciclo de vida, podendo, de forma resumida, envolver:

  • Qualidade de projeto, que indica se o produto atende aos critérios de qualidade exigidas pelo consumidor e está em conformidade com os requisitos especificados no projeto.
  • Qualidade de serviços, que se refere às facilidades a serem oferecidas ao consumidor do produto durante o período em que estiver em uso ou operacional, como assistência técnica, orientação de uso etc.
  • Qualidade de uso, que se refere à soma da qualidade do projeto com a de serviços.

No processo de desenvolvimento de produtos, é importante que se promova o trabalho em equipe de forma concorrente, simultânea e colaborativa, reduzindo o ciclo de desenvolvimento do produto. Através da disseminação de poderes e responsabilidades aos indivíduos e às equipes, e da visibilidade plena de cada passo por trás do ciclo de vida, garante-se que o propósito do produto/serviço seja mantido e esteja alinhado à estratégia organizacional.

Ao observarmos o ciclo de vida de um produto ou serviço, destacam-se o período de sua criação e o período de seu declínio, indicando a necessidade de renovação ou substituição. Mas entre estes dois pontos há um intervalo de tempo que requer ações de melhoria que afetam a qualidade, a produtividade e os custos de produção. Nesse intervalo há que se buscar soluções para problemas que eventualmente ocorrem na linha de produção e na logística. Pela inovação e pela melhoria contínua, a organização pode buscar diferenciais competitivos, prolongando e ampliando suas vantagens. A Figura 8 ilustra este processo.

Todos estes conceitos podem ser aplicados às empresas e equipes envolvidas no desenvolvimento de software. O Quadro faz uma comparação entre organizações imaturas e maturas quanto às suas tomadas de decisões em assuntos relacionados à qualidade de software.

QUADRO – Maturidade das organizações quanto à qualidade
Organização imatura Organização madura
Processos de software improvisados pelos participantes durante o curso do projeto. Atividades planejadas de acordo com o processo existente.
Mesmo que um processo de software tenha sido especificado, ele não é seguido. Processo disciplinado é consistentemente seguido porque os participantes entendem o seu valor e existe a infraestrutura necessária para suportá-lo.
Gerentes focados em resolver problemas imediatos. Gerentes monitoram a qualidade do produto e do processo.
Cronogramas e orçamentos estourados, e não baseados em estimativas realistas. Cronogramas e orçamentos baseados em dados históricos e realísticos.
Quando prazos não realísticos são impostos à equipe de desenvolvimento, a qualidade e funcionalidade do produto ficam comprometidas. Processo definido atualizado quando necessário. As melhorias são descobertas através de testes-piloto controlados e da análise da relação custo/benefício.
Não há base para julgar a qualidade do produto ou para resolver problemas no processo ou produto. Base quantitativa para julgar qualidade e para analisar problemas com o produto ou processo.
Qualidade do produto imprevisível. Capacidade de gerenciar o desenvolvimento e manutenção dos processos e projetos.
Atividades que visam garantir a qualidade dos produtos (revisões e testes) são eliminadas quando o projeto está atrasado. Papéis e responsabilidades estão claros dentro da organização.
Fonte: Adaptado de SEI (2010).

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