quarta-feira, 28 de abril de 2021

Componentes do modelo CMMI

O modelo (ou constelação) CMMI apresenta conceitos e práticas do CMMI e outros serviços com foco em padrões e modelos consagrados como:

  • ITIL - Information Technology Infrastructure Library
  • ISO/IEC 20000: Information Technology Service Management
  • CobiT - Control Objectives for Information and related Technology
  • ITSCMM - Information Technology Services Capability Maturity Model

 

 

 

 

De acordo com SEI (2010, p. 20), o CMMI-SVC cobre as atividades para estabelecer, entregar e gerenciar serviços. Neste contexto, serviço é um produto intangível e que não pode ser armazenado. As práticas e metas do modelo são relevantes para organizações que atuam na entrega de serviços, incluindo a área de TI, defesa, saúde, finanças e transportes.

“Embora as PAs e os processos do modelo descrevam comportamentos considerados como melhores práticas para a maior parte dos provedores de serviços, estes devem ser interpretados e adaptados às restrições e ao ambiente da organização que os utilizam.”

Fonte: SEI (2010, p. 20, tradução nossa)

Conforme ilustra a Figura, o CMMI-SVC, da mesma maneira que os outros modelos CMMI, reúne os componentes:

  • Áreas de processos (process areas – PAs): é um cluster de práticas relacionadas de uma área que, quando implementadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para a melhoria desta área.
    • Objetivo da PA (purpose statement): descreve o propósito da PA, sendo um componente informativo.
    • Notas introdutórias (introductory notes): seção da PA que descreve os principais conceitos cobertos pela PA, sendo um componente informativo.
    • Áreas de processos relacionadas (related process areas): seção da PA que lista referências às PAs relacionadas e reflete os relacionamentos entre as PAs, sendo um componente informativo.
  • Metas genéricas (generic goals - GG): são chamadas genéricas porque a mesma meta pode ser aplicada a múltiplas PAs. Descrevem as características que devem estar presentes nos processos institucionalizados que implementam uma PA.
    • Prática genérica (generic practice - GP): é chamada genérica porque a mesma prática pode ser aplicada a múltiplas PAs. É associada com uma meta genérica e descreve as atividades que são consideradas importantes para que se possa atingir uma meta genérica de uma PA, contribuindo para a institucionalização dos processos associados à PA.
  • Metas específicas (specific goals - SG): ou objetivos específicos, descrevem as características únicas que devem estar presentes para satisfazer a PA.
    • Prática específica (specific practice - SP): é a descrição de uma atividade que é considerada importante para que se possa atingir uma meta específica de uma PA.
      • Subprática (subpractice): é uma descrição detalhada que provê diretrizes para que se possa interpretar e implementar uma prática específica ou genérica, sendo um componente informativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário