segunda-feira, 19 de abril de 2021

Garantia da qualidade

A garantia da qualidade (quality assurance) pode ser definida como “[...] o conjunto de atividades de apoio para fornecer confiança de que os processos estão estabelecidos e são continuamente melhorados para produzir produtos que atendam as especificações e que sejam adequados para o uso pretendido”.

Fonte: Hernaski (2010, s/p).

De acordo com Hernaski (2010), para garantir a qualidade é necessário obtê-la tanto no processo quanto no produto. A qualidade no processo pode ser quantificada através de métricas e no produto pode ser obtida através de técnicas de verificação e validação. Para isso podem ser utilizadas avaliações normatizadas, como a ISO 9000, auditorias, inspeções formais, testes, revisões, análise estatística de controle do processo etc.

De acordo com Campos (2008), os conceitos e a aplicação dos termos controle da qualidade (quality control) e garantia da qualidade (quality assurance) costumam ser confundidos. Embora usados como sinônimos, ambos os termos têm propósitos diferentes. Vejamos o Quadro, que mostra a diferença entre estas duas atividades.

QUADRO – Garantia da qualidade x controle da qualidade
Garantia da qualidade Controle da qualidade
a) Garante que o processo é definido e apropriado.
b) Metodologia e padrões de desenvolvimento são exemplos de garantia da qualidade.
c) É orientada a processo.
d) É orientada à prevenção.
e)
Foco em monitoração e melhoria de processo.
f)
As atividades são focadas no início das fases no ciclo de vida de desenvolvimento de software.
g)
Garante que você está fazendo as coisas certas e da maneira correta.
a) As atividades focam na descoberta de defeitos em itens específicos.
b) Um exemplo de controle da qualidade poderia ser: “Os requisitos definidos são os requisitos certos?”.
c)
É orientado a produto.
d) É orientado à detecção.
e)
Inspeções e garantia de que o produto de trabalho atenda aos requisitos especificados.
f) As atividades são focadas no final das fases no ciclo de vida de desenvolvimento de software.
g)
Garante que os resultados do seu trabalho são os esperados conforme requisitos.
Fonte: Campos (2017).

Pode-se afirmar que o teste de software é uma das atividades de controle da qualidade, ou seja, ele é orientado a produto e está dentro do domínio do controle da qualidade.

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