A técnica 5W1H é mundialmente difundida e utilizada em diversos tipos de situações, sendo muito útil na coleta de requisitos. A seguir conheceremos os 5 Ws e o único H, assim como algumas perguntas comumente aplicadas nestas fases.
Who (Quem) – refere-se às responsabilidades.
- Quem é o cliente/usuário do sistema?
- Quem executa?
- Quem gerencia?
- Quem fornece?
- Quem participa das decisões?
What (O Quê) – refere-se às etapas.
- Quais são as entradas do sistema?
- Quais são as saídas?
- Quais são os indicadores?
- Quais são as metas?
- Quais são os recursos?
- Quais são os problemas?
- Quais são os métodos/tecnologias empregados?
- Que informações ou insumos são necessários para o trabalho? Quem as fornece?
- Quais são as regras que determinam como o trabalho será feito?
- Há alguma coisa que possa parar, atrasar ou impedir o processo?
- Há espera para completar o processo?
- Quais são as exceções?
- Quais são as alternativas, caso o sistema não funcione conforme as expectativas?
- Qual ação é tomada quando uma etapa falha?
- Quais são as entradas do sistema?
- Quais são as saídas?
- Quais são os indicadores?
- Quais são as metas?
- Quais são os recursos?
- Quais são os problemas?
- Quais são os métodos/tecnologias empregados?
- Que informações ou insumos são necessários para o trabalho? Quem as fornece?
- Quais são as regras que determinam como o trabalho será feito?
- Há alguma coisa que possa parar, atrasar ou impedir o processo?
- Há espera para completar o processo?
- Quais são as exceções?
- Quais são as alternativas, caso o sistema não funcione conforme as expectativas?
- Qual ação é tomada quando uma etapa falha?
When (Quando) – refere-se ao tempo.
- Quando é planejado o processo?
- Quando é executado?
- Quando é avaliado?
- Quanto tempo leva o processo?
- Com que frequência a atividade é executada?
Where (Onde) refere-se aos locais.
- Onde é planejado o processo?
- Onde é executado?
- Onde é avaliado?
Why (Porque) – refere-se às justificativas.
- Porque / para que esse processo existe?
- Quais são os fatores que determinam quando um produto é aceitável?
- Quando é planejado o processo?
- Quando é executado?
- Quando é avaliado?
- Quanto tempo leva o processo?
- Com que frequência a atividade é executada?
- Onde é planejado o processo?
- Onde é executado?
- Onde é avaliado?
- Porque / para que esse processo existe?
- Quais são os fatores que determinam quando um produto é aceitável?
How (Como) – refere-se aos métodos.
- Como é planejado o processo?
- Como é executado?
- Como é avaliado?
- Como as informações são registradas e disseminadas?
- Como é avaliada a satisfação do cliente?
- Como são as medidas específicas associadas ao sistema, caso existam?
PIECES – Performance, Informação, Economia, Controle, Eficiência, Serviços
Quando o desenvolvedor inexperiente apresenta dificuldades em determinar como começar e o que perguntar para extrair os requisitos do cliente, é interessante utilizar a técnica PIECES, pois ela ajuda a resolver esse problema. A técnica fornece um conjunto de categorias de problemas que ajudam o engenheiro de requisitos a estruturar o processo de extração de requisitos. Em cada categoria existem várias questões que o desenvolvedor deve explorar com os usuários. Pode ser adaptada para domínios de aplicação específicos.
As seis categorias de questões são:
- Performance: reflete o que usuário espera.
- Informação (e dados): refere-se ao tipo de acesso às informações: relatórios, funções online; inclui a quantidade de informação oferecida pelo software: na medida certa, no tempo propício e em forma utilizável.
- Economia: relaciona-se ao custo de usar um produto de software: processadores, armazenagem, conexões de rede etc.
- Controle: inclui as restrições de acesso ao sistema, acesso a algumas informações e habilidade de monitorar o comportamento do sistema.
- Eficiência: procura evitar coletar o mesmo dado mais de uma vez e armazená-lo em espaços múltiplos.
- Serviços: refere-se a que tipo de serviços os usuários necessitam que o software realize.
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