sábado, 10 de abril de 2021

5W1H

A técnica 5W1H é mundialmente difundida e utilizada em diversos tipos de situações, sendo muito útil na coleta de requisitos. A seguir conheceremos os 5 Ws e o único H, assim como algumas perguntas comumente aplicadas nestas fases.

Who (Quem) – refere-se às responsabilidades.

  • Quem é o cliente/usuário do sistema?
  • Quem executa?
  • Quem gerencia?
  • Quem fornece?
  • Quem participa das decisões?

What (O Quê) – refere-se às etapas.
  • Quais são as entradas do sistema?
  • Quais são as saídas?
  • Quais são os indicadores?
  • Quais são as metas?
  • Quais são os recursos?
  • Quais são os problemas?
  • Quais são os métodos/tecnologias empregados?
  • Que informações ou insumos são necessários para o trabalho? Quem as fornece?
  • Quais são as regras que determinam como o trabalho será feito?
  • Há alguma coisa que possa parar, atrasar ou impedir o processo?
  • Há espera para completar o processo?
  • Quais são as exceções?
  • Quais são as alternativas, caso o sistema não funcione conforme as expectativas?
  • Qual ação é tomada quando uma etapa falha?

When (Quando) – refere-se ao tempo.  
  • Quando é planejado o processo?
  • Quando é executado?
  • Quando é avaliado?
  • Quanto tempo leva o processo?
  • Com que frequência a atividade é executada?
Where (Onde) refere-se aos locais.    
  • Onde é planejado o processo?
  • Onde é executado?
  • Onde é avaliado?
Why (Porque) – refere-se às justificativas.     
  • Porque / para que esse processo existe?
  • Quais são os fatores que determinam quando um produto é aceitável?

How (Como) – refere-se aos métodos.

  • Como é planejado o processo?
  • Como é executado?
  • Como é avaliado?
  • Como as informações são registradas e disseminadas?
  • Como é avaliada a satisfação do cliente?
  • Como são as medidas específicas associadas ao sistema, caso existam?

 

    

PIECES – Performance, Informação, Economia, Controle, Eficiência, Serviços

Quando o desenvolvedor inexperiente apresenta dificuldades em determinar como começar e o que perguntar para extrair os requisitos do cliente, é interessante utilizar a técnica PIECES, pois ela ajuda a resolver esse problema. A técnica fornece um conjunto de categorias de problemas que ajudam o engenheiro de requisitos a estruturar o processo de extração de requisitos. Em cada categoria existem várias questões que o desenvolvedor deve explorar com os usuários. Pode ser adaptada para domínios de aplicação específicos.

As seis categorias de questões são:

  1. Performance: reflete o que usuário espera.
  2. Informação (e dados): refere-se ao tipo de acesso às informações: relatórios, funções online; inclui a quantidade de informação oferecida pelo software: na medida certa, no tempo propício e em forma utilizável.
  3. Economia: relaciona-se ao custo de usar um produto de software: processadores, armazenagem, conexões de rede etc.
  4. Controle: inclui as restrições de acesso ao sistema, acesso a algumas informações e habilidade de monitorar o comportamento do sistema.
  5. Eficiência: procura evitar coletar o mesmo dado mais de uma vez e armazená-lo em espaços múltiplos.
  6. Serviços: refere-se a que tipo de serviços os usuários necessitam que o software realize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário