quinta-feira, 8 de abril de 2021

Técnicas de Coleta de Requisitos

A coleta ou extração de requisitos é realizada por meio de técnicas, mas é essencialmente uma atividade que necessita de comunicação. Para que o que o cliente deseja seja realmente compreendido e que a entrega do produto seja realmente o que o cliente havia solicitado (veja a clássica figura, que ilustra os problemas de comunicação no levantamento e coleta de requisitos), Martins (2013) fornece algumas dicas importantes para ajudar a superar as barreiras da comunicação:

  • Ouvir ativamente e de forma eficaz;
  • Perguntar, investigando ideias e situações, para garantir melhor entendimento;
  • Oferecer treinamento à equipe de engenheiros de requisitos;
  • Levantar fatos para identificar ou confirmar informações;
  • Identificar as expectativas dos stakeholderse persuadi-los a executarem a ação;
  • Negociar para conseguir acordos aceitáveis;
  • Solucionar conflitos para evitar impactos negativos;
  • Resumir, recapitular e identificar as etapas seguintes do projeto.

A seguir serão apresentadas as principais técnicas de coleta de requisitos utilizadas.

Entrevistas

Refere-se a uma série de encontros com os clientes ou usuários que explicam o seu trabalho, o ambiente em que atua, necessidades, dentre outros assuntos pertinentes. Requer, do analista de requisitos, habilidades sociais como saber ouvir, saber inferir, saber dirimir conflitos. Estas habilidades são estendidas à equipe de desenvolvimento.

Os quatro passos de uma entrevista são:

  1. Planejamento da Entrevista:
    • Deve-se decidir quem será entrevistado.
    • Preparar os entrevistados (agendar data e hora, comentar sobre o assunto).
    • Preparar a lista de questões de diversos tipos:
    • Abertas: “Explique como esse relatório é produzido.”
    • Fechadas: “Quantos relatórios desse tipo são gerados?”
    • Sequenciais: “Por quê?”, “Dê um exemplo”. Deve-se preocupar em dar continuidade a uma questão.
    • Preparar mais de uma questão para um tópico a fim de confirmar a resposta e deixá-la mais completa.
  2. Condução da Entrevista:
    • Pirâmide: Começa com questões fechadas e expande para questões abertas dirigidas. É uma abordagem importante quando o entrevistado parece relutante em falar do assunto.
    • Funil: Começa obtendo detalhes e dá continuidade obtendo respostas diretas. Muitas questões fechadas e sequenciais tornam-se necessárias.
    • Diamante: Combina as duas abordagens anteriores. A entrevista fica menos cansativa, pois varia o tipo de questão. Na entrevista não se deve induzir respostas, como “O relatório deveria ser gerado semanalmente?”
  3. Finalização da Entrevista:
    Deve-se reservar um tempo, o menor possível, que seja adequado para sumarizar as informações recebidas. O analista deve explicar os próximos passos ao cliente e apresentar a importância da entrevista, agradecendo o entrevistado.
  4. Análise de Resultados:
    Deve-se produzir um documento da entrevista e descobrir ambiguidades, conflitos e omissões. As informações devem ser consolidadas e documentadas. Mas a técnica de entrevista apresenta diversos problemas:
    • Observações divergentes: pessoas diferentes se concentram em diferentes aspectos e podem “ver” coisas diferentes.
    • Interpretações diferentes: o entrevistador e o entrevistado podem estar interpretando palavras comuns de maneira diferente, tais como “pequena quantidade de dados” ou “caracteres especiais”.
    • Ambiguidades: há ambiguidades inerentes à maioria das formas de comunicação, especialmente em linguagem natural.
    • Conflitos: entrevistador e entrevistado podem ter opiniões conflitantes sobre um determinado problema e a tendência é registrar o ponto de vista do entrevistador.

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