A coleta ou extração de requisitos é realizada por meio de técnicas, mas é essencialmente uma atividade que necessita de comunicação. Para que o que o cliente deseja seja realmente compreendido e que a entrega do produto seja realmente o que o cliente havia solicitado (veja a clássica figura, que ilustra os problemas de comunicação no levantamento e coleta de requisitos), Martins (2013) fornece algumas dicas importantes para ajudar a superar as barreiras da comunicação:
- Ouvir ativamente e de forma eficaz;
- Perguntar, investigando ideias e situações, para garantir melhor entendimento;
- Oferecer treinamento à equipe de engenheiros de requisitos;
- Levantar fatos para identificar ou confirmar informações;
- Identificar as expectativas dos stakeholderse persuadi-los a executarem a ação;
- Negociar para conseguir acordos aceitáveis;
- Solucionar conflitos para evitar impactos negativos;
- Resumir, recapitular e identificar as etapas seguintes do projeto.
A seguir serão apresentadas as principais técnicas de coleta de requisitos utilizadas.
Entrevistas
Refere-se a uma série de encontros com os clientes ou usuários que explicam o seu trabalho, o ambiente em que atua, necessidades, dentre outros assuntos pertinentes. Requer, do analista de requisitos, habilidades sociais como saber ouvir, saber inferir, saber dirimir conflitos. Estas habilidades são estendidas à equipe de desenvolvimento.
Os quatro passos de uma entrevista são:
- Planejamento da Entrevista:
- Deve-se decidir quem será entrevistado.
- Preparar os entrevistados (agendar data e hora, comentar sobre o assunto).
- Preparar a lista de questões de diversos tipos:
- Abertas: “Explique como esse relatório é produzido.”
- Fechadas: “Quantos relatórios desse tipo são gerados?”
- Sequenciais: “Por quê?”, “Dê um exemplo”. Deve-se preocupar em dar continuidade a uma questão.
- Preparar mais de uma questão para um tópico a fim de confirmar a resposta e deixá-la mais completa.
- Condução da Entrevista:
- Pirâmide: Começa com questões fechadas e expande para questões abertas dirigidas. É uma abordagem importante quando o entrevistado parece relutante em falar do assunto.
- Funil: Começa obtendo detalhes e dá continuidade obtendo respostas diretas. Muitas questões fechadas e sequenciais tornam-se necessárias.
- Diamante: Combina as duas abordagens anteriores. A entrevista fica menos cansativa, pois varia o tipo de questão. Na entrevista não se deve induzir respostas, como “O relatório deveria ser gerado semanalmente?”
- Finalização da Entrevista:
Deve-se reservar um tempo, o menor possível, que seja adequado para sumarizar as informações recebidas. O analista deve explicar os próximos passos ao cliente e apresentar a importância da entrevista, agradecendo o entrevistado. - Análise de Resultados:
Deve-se produzir um documento da entrevista e descobrir ambiguidades, conflitos e omissões. As informações devem ser consolidadas e documentadas. Mas a técnica de entrevista apresenta diversos problemas: - Observações divergentes: pessoas diferentes se concentram em diferentes aspectos e podem “ver” coisas diferentes.
- Interpretações diferentes: o entrevistador e o entrevistado podem estar interpretando palavras comuns de maneira diferente, tais como “pequena quantidade de dados” ou “caracteres especiais”.
- Ambiguidades: há ambiguidades inerentes à maioria das formas de comunicação, especialmente em linguagem natural.
- Conflitos: entrevistador e entrevistado podem ter opiniões conflitantes sobre um determinado problema e a tendência é registrar o ponto de vista do entrevistador.
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