quinta-feira, 15 de abril de 2021

Conceitos relacionados à qualidade de software

Qualidade do produto

Hoje sabemos que a qualidade é apreciada e desejada por todos em diversos setores, desde o atendimento na prestação de um serviço até os produtos de tecnologia amplamente utilizados. Interessante é nos perguntarmos: como chegamos a este ponto?

Fazendo um retrospecto, houve época em que a qualidade estava associada primordialmente à inspeção, que utilizava mecanismos para medir se o produto estava em conformidade com algum determinado padrão. De acordo com Garvin (2002, p. 44),

[...] posteriormente, passou-se a buscar, através de instrumentos e técnicas estatísticas, conseguir um controle estatístico da qualidade. Em uma etapa posterior, o movimento da qualidade foi mais na direção de se encontrar instrumentos que visassem assegurar a sua própria garantia. Para isso, todo o processo produtivo passou a ser coordenado, desde o projeto do produto até a sua chegada ao mercado consumidor. Finalmente, a ênfase voltou-se para o gerenciamento estratégico da qualidade, no qual a preocupação maior é poder concorrer em um determinado mercado, buscando-se não só satisfazer as necessidades do consumidor, mas também a do próprio mercado. A metodologia que vai dar sustentação a essa nova mentalidade baseia-se no planejamento estratégico, no qual, sob a liderança da direção, todos na empresa passam a ter a oportunidade de serem também agentes da qualidade.

“A qualidade de produto é a rigorosa definição das características relevantes do produto, estabelecendo os atributos e as variáveis que deve conter, cuja dimensão deve ser assegurada. A especificação é o documento que formalizará essas definições.” (OLIVEIRA et al., 2004, p. 92).

De acordo com Oliveira et al. (2004), há duas formas de se alcançar a conformidade de um produto à sua especificação. Uma é a inspeção final rigorosa que segrega os produtos sem qualidade. Essa é uma alternativa cara, já que espera o consumo de material, capital e mão de obra para, só ao final do processo produtivo, separar o bom produto. Gera imenso desperdício. A outra possibilidade é introduzir a qualidade ao longo do processo produtivo, desde a verificação da conformidade dos insumos até suas especificações, evitando a cada fase a má qualidade.

Ainda de acordo com os autores, o ideal é que qualidade de produto seja aplicada em conjunto com a qualidade de processo. Para tornar isso viável, surgiram os sistemas formais da qualidade, como por exemplo, a série de normas produzidas pela ISO (International Organization for Standardization).

Nenhum comentário:

Postar um comentário