sexta-feira, 9 de abril de 2021

Questionários

É uma forma rápida de se obter dados de uma grande quantidade de usuários que podem estar em lugares geograficamente distintos. Os tipos de dados que podem ser coletados por meio de questionários são:

  • Dados sobre a utilização do sistema atual;
  • Problemas e dificuldades que os usuários enfrentam em seu trabalho;
  • Expectativa dos usuários em relação ao novo sistema.

As questões devem ser claras e objetivas. Deve-se preparar mais de uma questão para um tópico a fim de confirmar a resposta e deixá-la mais completa.

Os tipos de questões que compõem os questionários são:

  • Abertas-dirigidas: Antecipam o tipo de resposta. Devem ser utilizadas quando não é possível ou não se devem criar alternativas. Por exemplo: “Por que você acha que os manuais do usuário do sistema financeiro não funcionam?”
  • Fechadas: Utilizadas quando é possível listar as possíveis alternativas. Por exemplo: em “Os dados sobre vendas são entregues com que frequência?”, as alternativas podem ser: diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, trimestralmente.

Na elaboração do questionário, os seguintes cuidados devem ser tomados:

  • Questões mais importantes devem vir primeiro.
  • Questões com conteúdo semelhante e relacionadas devem estar próximas.
  • Questões que podem gerar controvérsias devem ser deixadas para depois.

Brainstorming

É uma técnica básica para geração de ideias. Devem ser realizadas uma ou várias reuniões que permitam que as pessoas sugiram e explorem ideias sem que sejam criticadas ou julgadas. Deve existir um líder responsável por conduzir a reunião sem restringi-la. É especialmente útil no começo do processo de extração de requisitos. Mas apresenta uma desvantagem, já que não é uma técnica muito estruturada, pode não produzir a mesma qualidade ou nível de detalhe que se consegue com outras técnicas.

Brainstorming. Fonte: Ellagrin/shutterstock

O brainstorming (ou tempestade cerebral)
basicamente é dividido em duas etapas:

1. Geração das ideias:

São as reuniões que tem como objetivo fornecer ideias, sem discussões sobre o mérito delas. Existem quatro regras:

  • É proibido criticar ideias.
  • Ideias não convencionais ou estranhas são encorajadas.
  • Número de ideias geradas deve ser bem grande.
  • Os participantes devem ser encorajados a enriquecer as ideias dos outros participantes.

2. Consolidação das ideias:

As ideias geradas são discutidas, revisadas, organizadas, avaliadas, consolidadas, descartadas e priorizadas.

JAD – Joint Application Development

Técnica utilizada para promover a cooperação, o entendimento e o trabalho em grupo entre usuários e desenvolvedores. É baseada em quatro princípios:

  • Dinâmica em grupo: utilização de sessões de grupo (encontros de usuários e desenvolvedores).
  • Uso de técnicas visuais: utilização de data-show, projetor, vídeos etc.
  • Manutenção do processo organizado e racional: controle da sessão por meio de um líder que tem o objetivo final de identificar um conjunto preliminar de requisitos.
  • Utilização de documentação padrão: criação de um documento com os requisitos identificados.

Geralmente existem seis papéis (responsabilidades) divididos entre a equipe de desenvolvimento e usuários, que são: líder da sessão; engenheiro de requisitos; executor; representantes dos usuários; representantes de produtos de software; e especialistas.

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