quinta-feira, 29 de abril de 2021

Representações do CMMI

O CMMI possui duas representações: contínua ou por estágios. Estas representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de seus processos de acordo com seu interesse. O CMMI divide cada estágio em áreas de processo e para cada uma delas são definidos dois conjuntos de metas: as específicas (specific goals) e as genéricas (generic goals). A essas metas, a definição do modelo recomenda práticas genéricas divididas em um conjunto de características comuns.

As metas específicas na maioria das vezes estão focadas no negócio da empresa e buscam alinhar o método CMMI às necessidades próprias. As metas genéricas focam em aspectos inerentes a qualquer empresa e devem ser consideradas para uma melhor implementação da metodologia, de forma a garantir a maximização dos resultados.

O método CMMI não é um processo simples de ser realizado. Exige uma mudança de cultura voltada para o planejamento, a qualidade e o controle dos processos de desenvolvimento de software.

Seleção de uma representação do modelo CMMI

O propósito do CMMI é fornecer um guia para melhorar processos de organizações e sua habilidade de gerenciar o desenvolvimento, aquisição e manutenção de produtos ou serviços de software. O CMMI, através de sua estrutura, ajuda a organização a avaliar sua maturidade organizacional ou sua capacidade na área de processos, estabelecendo prioridades para melhoramentos e sua implementação.

Como vimos, o modelo CMMI apresenta dois caminhos a serem seguidos:

  • Contínuo: permite que a organização evolua de forma incremental os processos correspondentes a uma PA (individual) ou a um grupo de área de processos selecionado pela empresa.
  • Por estágios (estagiado): a evolução é feita em um grupo deprocessos relacionados que são endereçados ao se implementar grupos de áreas de processo pré-determinados sucessivos.

As representações são importantes, pois são elas que vão determinar o tipo de nível que será usado na organização.

“As duas representações estão associadas com dois tipos de níveis de melhoria: níveis de capacidade e níveis de maturidade. A representação contínua habilita a organização a alcançar níveis de capacidade. A representação por estágios habilita a organização a alcançar níveis de maturidade.”

Fonte: SEI (2010, p. 34, tradução nossa)

Para alcançar um nível em particular, a organização deve satisfazer todas as metas da PA ou todas as metas do conjunto de PAs que estão definidas para serem aprimoradas, independentemente do nível ser de capacidade ou de maturidade. Ambas as representações fornecem maneiras de aprimorar os processos para se alcançar os objetivos corporativos e ambas proveem o mesmo conteúdo em sua essência e usam o mesmo modelo de componentes.

Assim, caro aluno, é importante frisar que são duas formas de se chegar aos mesmos objetivos. Independentemente da representação adotada, os níveis caracterizam a melhoria e a evolução de um estado desorganizado ou imaturo até um estado que usa informações quantitativas para determinar e gerenciar as melhorias a serem implementadas e que irão satisfazer as necessidades de negócios da organização.

Há muitas razões para se selecionar uma representação ou outra. Talvez a organização escolha usar a representação com a qual é mais familiarizada. Se usadas para melhoria de processos ou avaliações, ambas as representações são projetadas para oferecer resultados equivalentes. Vamos listar os critérios de escolha com algumas das possíveis vantagens e desvantagens de como selecionar a adoção de uma entre as duas representações. Para este comparativo, a Tabela deve ser consultada.

Tabela - Níveis de capacidade x Níveis de maturidade do CMMI
Level Continuous Representation Capability Levels Staged Representation Maturity Levels
Level 0 Incomplete
Level 1 Performed Initial
Level 2 Managed Managed
Level 3 Defined Defined
Level 4
Quantitatively Managed
Level 5
Optimizing
Fonte: adaptado de SEI (2010, p. 35).

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