domingo, 25 de abril de 2021

A norma ISO/IEC 15504

O início da norma 15504 remonta ao início da década de 1990, quando a ISO iniciou o projeto Spice (Software Process Improvement and Capability Determination) como resultado de um estudo chamado “Necessidades e exigências para uma norma de avaliação de processos de software”. Esse estudo concluiu que era necessária a elaboração de uma norma que fosse aplicável à melhoria de processos e à determinação da capacidade, que culminou com a norma 15504.

A ISO/IEC 15504 presta-se à realização de avaliações de processos de software com dois objetivos: a melhoria de processos e a determinação da capacidade de processos de uma unidade organizacional. Se o objetivo for a melhoria de processos, a unidade organizacional pode realizar uma avaliação com o objetivo de gerar um perfil dos processos que serão usados para a elaboração de um plano de melhorias. A análise dos resultados identifica os pontos fortes, os pontos fracos e os riscos inerentes aos processos. No segundo caso, a organização tem o objetivo de avaliar um fornecedor em potencial, obtendo o seu perfil de capacidade. O perfil de capacidade permite ao contratante estimar o risco associado à contratação daquele fornecedor em potencial para auxiliar na tomada de decisão de contratá-lo ou não (SOFTEX, 2016).

Uma das vantagens desta norma é que ela integra padrões existentes de forma muito flexível. Mas sua aplicação na prática requer muito esforço, tempo e experiência consideráveis, o que complica sua aplicação em micro e pequenas empresas de software.

Os principais benefícios de uma organização com a adoção da norma são:

  • Determinação da capacidade dos processos: esta norma é uma ferramenta que permite às empresas avaliar o estado dos seus processos em comparação com as melhores práticas, através da identificação das suas forças, fraquezas e riscos. Com base nesta avaliação, poderão decidir se têm a capacidade para empreender um determinado projeto.
  • Melhoria dos processos: as empresas poderão identificar quais os processos que devem melhorar, o que deverá ser feito para este fim e deduzir onde devem investir em primeiro lugar, com vista à obtenção de retornos rápidos e significativos. De uma forma simplificada, podemos afirmar que com o resultado desta avaliação uma organização saberá onde se encontra, para onde se deve dirigir e como deve fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário