segunda-feira, 5 de abril de 2021

Requisitos de Produto

 São requisitos que especificam ou restringem o comportamento do produto, como:

  • Requisitos de Usabilidade: referem-se ao esforço para utilizar ou aprender a utilizar o produto. Estão relacionados com a interação do usuário junto ao sistema.
  • Requisitos de Confiabilidade: referem-se à frequência de ocorrência de falhas e recuperabilidade em caso de falha, como: tempo médio de falhas; probabilidade de indisponibilidade; taxa de ocorrência de falhas; tempo de reinício após falha; percentual de eventos causando falhas; probabilidade de corrupção de dados após falha.
  • Requisitos de Eficiência: incluem os Requisitos de Espaço e os Requisitos de Desempenho do sistema e estão associados à eficiência, uso de recursos e tempo de resposta da aplicação, como: transações processadas/segundo; tempo de resposta do usuário/evento, entre outros.
  • Requisitos de Proteção: são relativos às regras de segurança da informação que garantem a proteção da informação.

Requisitos Organizacionais

São requisitos derivados das políticas organizacionais do cliente e do desenvolvedor, como:

  • Requisitos Operacionais: ligados às restrições de software e hardware usados para desenvolver ou executar o sistema.
  • Requisitos de Desenvolvimento: referem-se à definição da linguagem de programação e às normas que devem ser seguidas pelo sistema ou no processo de desenvolvimento, bem como as regras de codificação.
  • Requisitos Ambientais: referem-se ao modo como será implantada a solução nos ambientes do usuário, como configurações necessárias e ordem de instalação dos pacotes, capacidade de transferir o produto para outros ambientes etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário