terça-feira, 27 de abril de 2021

Visão geral do modelo CMMI

O CMMI (Capability Maturity Model Integration), como outros modelos CMM, fornece um guia a ser usado para o desenvolvimento de processos. Os processos usados em uma organização dependem de muitos fatores, incluindo domínios de aplicação e estrutura e tamanho da organização. O CMMI está organizado em três modelos chamados de constelação, cada um contendo práticas para áreas de desenvolvimento (CMMI-DEV), serviços (CMMI-SVC) e de aquisição (CMMI-ACQ):

  • CMMI for development (CMMI-DEV): voltado ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.
  • CMMI for acquisition (CMMI-ACQ): voltado aos processos de aquisição e terceirização de bens e serviços.
  • CMMI for services (CMMI-SVC): voltado aos processos de empresas prestadoras de serviços.

 

 

 

 

A organização pode usar os modelos CMMI para ajudar a estabelecer objetivos e prioridades do melhoramento de processos, obtendo um guia para garantir estabilidade, processos estáveis e maduros.

O CMMI trabalha com process areas (PAs), por isso é importante fazermos uma distinção entre processos e PAs. Um processo individual é realizado através de atividades distintas e instruções que especificam como o produto de uma atividade é obtido. Um PA especifica metas e práticas comprovadas para que atividades profissionais possam ser executadas, sem especificar como isso deva ser feito. Além disso, o produto da atividade é especificado apenas pelas suas características (PLAYS-IN-BUSINESS.COM, 2010).

Todos os modelos do CMMI 1.3 definem um conjunto de PAs. Um PA especifica metas e práticas comprovadas para que uma atividade profissional possa ser realizada.

Como mostra a figura, o modelo CMMI 1.3 contém 23 PAs, das quais dezesseis são core process areas, comuns a todas as constelações. O modelo CMMI-SVC possui sete PAs específicas e tanto o CMMI-ACQ quanto o CMMI-DEV possuem seis PAs específicas cada.

Saiba mais

Implantação integrada do CMMI-DEV com o CMMI-SVC: desenvolvendo software como serviço

“Os modelos CMMI dividem as práticas em áreas de processo organizadas em 5 níveis. Os níveis servem como um roadmap para melhoria contínua.São 22 áreas de processo no CMMI-DEV, 24 áreas de processo no CMMI-SVC e 22 áreas de processo no CMMI-ACQ.O CMMI-DEV e CMMI-SVC podem ser usados por empresas prestadoras de serviços de desenvolvimento de software e sistemas. O CMMI-ACQ pode ser usado por empresas que contratam serviços de desenvolvimento de software e sistemas.”

Benefícios com a implantação integrada
Fonte: Promove (2016).

“No Brasil, existem 86 empresas avaliadas no CMMI-DEV e 18 no CMMI-SVC (consulta feita em janeiro/2016).”

Fonte: PROMOVE. O que é CMMI? 7 fev. 2016. Disponível em: <http://www.promovesolucoes.com/cmmi>. Acesso em 8 jun. 2017.

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