quarta-feira, 14 de abril de 2021

Qualidade de acordo com o PMI/PMBOK

De acordo com o PMBoK (Project Management Body of Knowledge do PMI - Project Management Institute), os processos de gerenciamento da qualidade do projeto detêm todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização.

Para o PMBOK 5ª edição (2013, p. 227), a área de gerenciamento da qualidade do projeto

[...] usa as políticas e procedimentos para a implementação, no contexto do projeto, do sistema de gerenciamento da qualidade da organização e, de maneira apropriada, dá suporte às atividades de melhoria do processo contínuo como empreendido no interesse da organização executora. O gerenciamento da qualidade do projeto trabalha para garantir que os requisitos do projeto, incluindo os requisitos do produto, sejam cumpridos e validados.

O guia trabalha com três processos para o gerenciamento da qualidade:

  1. Planejar o gerenciamento da qualidade, que tem como objetivo identificar os requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas entregas, além de documentar como o projeto fará a demonstração de conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade.
  2. Realizar a garantia da qualidade, que visa realizar a auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições do controle de qualidade, de forma a garantir o uso dos padrões de qualidade e das definições operacionais adequadas.
  3. Realizar o controle da qualidade, que tem como meta monitorar e registrar os resultados da execução das atividades de qualidade para realizar a avaliação do desempenho e recomendar as mudanças que se fizerem necessárias.

A abordagem do gerenciamento da qualidade do PMBOK apresenta compatibilidade com os padrões de qualidade da ISO. Todos os projetos devem ter um plano de gerenciamento da qualidade e as equipes devem segui-lo, mantendo dados que sejam capazes de comprovar a conformidade com este plano.

Ainda de acordo com o PMBOK (2013, p. 229), para alcançar a compatibilidade com a ISO, as abordagens de gerenciamento da qualidade buscam reconhecer a importância dos itens listados a seguir.

  • Satisfação do cliente: devem ser realizadas ações corretas ao longo do projeto para que as expectativas e os requisitos do cliente sejam atendidos. Essas ações incluem uma combinação de conformidade com os requisitos e adequação ao uso, de forma que o projeto crie o produto especificado e que este atenda às necessidades reais.
  • Prevenção ao invés de inspeção: a qualidade deve seguir um planejamento e não passar por inspeções no gerenciamento ou nas entregas do projeto. “O custo de prevenção dos erros é geralmente muito menor do que o custo de corrigir tais erros quando eles são encontrados pela inspeção ou durante o uso.”
  • Melhoria contínua: o ciclo PDCA pode ser usado como base para a melhoria da qualidade, mas outras abordagens como o gerenciamento da qualidade total (GQT), Seis Sigma e Lean SeisSigma podem contribuir para o aprimoramento da qualidade do gerenciamento do projeto e do produto. Além disso, modelos de melhoria de processos como Malcolm Baldrige, OPM3 e CMMI podem ser utilizados.
  • Responsabilidade da gerência: embora o sucesso do projeto dependa do envolvimento de todos os membros da equipe do projeto, o comprometimento da alta direção é essencial para o suprimento dos recursos adequados, nas capacidades adequadas.
  • Custo da qualidade (CDQ): este custo está relacionado ao custo total do trabalho de conformidade e do trabalho de não conformidade, já que há a possibilidade de que parte do trabalho requerido não seja realizado ou não seja executado corretamente. Os custos da qualidade do trabalho estão implícitos às atividades ao longo de todo o ciclo de vida da entrega. Os patrocinadores podem decidir investir na melhoria da qualidade do produto, nas áreas de trabalho de conformidade que atuam para impedir defeitos ou mitigar os custos através da inspeção de itens não-conformes. Além disso, o CDQ pós-projeto deve ser considerado de forma que revisões e modelos apropriados possam ser aplicados, com recursos financeiros previstos para tal.

Curiosidade     

Como tudo começou

Em 1983, na tentativa de documentar e padronizar as práticas que são normalmente aceitas na gerência de projetos, foi publicado o artigo “Ethics, Standards, and Accreditation Committee Final Report”. A primeira edição do “A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide)” foi publicada em 1996 pelo Project Management Institute (PMI), seguida pela segunda edição em 2000.

Em 2004, o Guia PMBOK Terceira Edição foi publicado com maiores mudanças, considerando as edições anteriores. A quarta edição (lançada em 2008) é normatizada pelas normas ANSI/PMI 99-001-2008 e IEEE 1490-2011.

A última versão do Guia PMBOK é a quinta edição, que foi publicada em 2013 em inglês. Traduções estão disponíveis em árabe, chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo e espanhol.

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