O objetivo da norma ISO/IEC 12207 é estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software, com uma terminologia bem definida, que pode ser referenciada pela indústria de software. Koscianski e Soares (2009, p. 164) afirmam que a norma não define um ciclo de vida, pois foi concebida como um modelo que aponta uma meta de ciclo de vida, a partir do qual cada organização define seus próprios processos.
O escopo da ISO/IEC 12207 abrange todo o ciclo de vida de software, desde sua concepção até a sua descontinuidade, incluindo todos os envolvidos com produção, manutenção e operação do software. Os processos da ISO/IEC 12207 são agrupados de acordo com o seu objetivo principal no ciclo de vida de software, resultando em três classes de processos: processos fundamentais ou primários, processos de apoio e processos organizacionais.
Processos fundamentais (primários)
Os processos fundamentais (ou primários) da norma são os seguintes:
- Processo de aquisição - define as atividades de aquisição da organização (a organização que adquire um sistema, produto de software ou serviço).
- Processo de fornecimento - define as atividades do fornecedor da organização (a organização que fornece o sistema, o produto de software ou o serviço do software ao cliente).
- Processo de desenvolvimento - define as atividades da equipe de desenvolvimento da organização (a organização que define e desenvolve o produto de software).
- Processo de operação - define as atividades de operação da organização (a organização que fornece o serviço de operar um sistema).
- Processo de manutenção - define as atividades de manutenção do software da organização (a organização que fornece o serviço de manter o produto de software; isto é, gerir as modificações do produto de software para mantê-lo atualizado e operacional).
Processos de apoio
Os processos de suporte da norma são:
- Processo de documentação - define as atividades para registrar a informação produzida por um processo do ciclo de vida.
- Processo de gestão de configurações - define as atividades de gestão de configuração.
- Processo de garantia da qualidade - define as atividades para assegurar de forma objetiva que os produtos e os processos de software estão em conformidade com os requisitos especificados e conforme o planejado. As revisões conjuntas, as auditorias, a verificação e a validação podem ser usadas como técnicas da garantia de qualidade.
- Processo de verificação - define as atividades (para o cliente, o fornecedor ou outro stakeholder) para verificar os produtos de software.
- Processo de validação - define as atividades (para o cliente, o fornecedor ou outro stakeholder) para validar os produtos de software.
- Processo de revisão - define as atividades para avaliar o estado e os produtos de uma atividade.
- Processo de auditoria - define as atividades para determinar a conformidade com os requisitos, planejamento e contrato.
- Processo de resolução de problemas - define um processo para analisar e resolver problemas (incluindo não conformidades), qualquer que seja a sua natureza ou fonte detectadas no decorrer do desenvolvimento, operação, manutenção ou outro processo.
Processos organizacionais
São quatro os processos organizacionais da norma:
- Processo de gestão - define as atividades básicas de gestão, incluindo a gestão de projeto, durante o ciclo de vida.
- Processo de infraestrutura - define as atividades básicas para estabelecer a infraestrutura.
- Processo de melhoria - define as atividades básicas ligadas ao desempenho da organização (quer seja cliente, fornecedor, equipes de desenvolvimento e manutenção ou gestor de outro processo) para estabelecer a medição, controle e melhoria do ciclo de vida.
- Processo de formação - define as atividades para proporcionar a formação adequada aos colaboradores.
A implementação da norma consiste na definição ou seleção de um modelo de ciclo de vida de software apropriado ao escopo, magnitude e complexidade do projeto e nas seguintes atividades:
- execução de documentação dos resultados, de acordo com o processo de documentação;
- colocação dos resultados sob o processo de gerência de configuração;
- execução do controle de alterações;
- documentação e resolução de não-conformidades e problemas encontrados nos produtos de software e tarefas, de acordo com o processo de resolução de problema;
- execução dos processos de apoio, conforme especificado no contrato;
- seleção, adaptação e utilização de padrões, métodos, ferramentas e linguagens de programação de computador;
- desenvolvimento dos planos para conduzir as atividades do processo de desenvolvimento.
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