domingo, 4 de abril de 2021

Requisitos Funcionais e Não Funcionais

Os requisitos de software são classificados como funcionais e não funcionais, mas os não funcionais ainda apresentam uma subclassificação. Uma breve descrição destes tipos de requisitos é apresentada a seguir, com base em Sommerville (2011).

Requisitos de software
Fonte: alphaspirit/shutterstock

Requisitos Funcionais

São requisitos que descrevem o que o sistema deve fazer, ou seja, sua funcionalidade (funções que o sistema deve realizar) ou os serviços que se espera que o sistema faça. Quando definidos como requisitos de usuários, os requisitos funcionais são expressos de forma mais abstrata para facilitar sua compreensão. Mas requisitos funcionais de sistema podem detalhar mais as funções do sistema, suas entradas e saídas, exceções etc. Exemplos de requisitos funcionais:

  • O usuário deve ser capaz de pesquisar as listas com os agendamentos de atendimento.
  • O sistema deve gerar, diariamente, a lista com os agendamentos de clientes.
  • Cada usuário do sistema deve ser identificado pelo número de identificação de 8 dígitos.
  • O sistema deve solicitar uma senha de acesso de cada usuário.

Requisitos Não Funcionais

São requisitos que não dizem respeito diretamente à funcionalidade do sistema, mas expressam propriedades do sistema e/ou restrições sobre os serviços ou funções por ele providas. Incluem propriedades do sistema como confiabilidade, disponibilidade, desempenho, segurança etc., capacidade dos dispositivos de E/S, tempo de resposta, representações de dados do sistema, detalhes técnicos de softwares e ferramentas, linguagens de programação etc.

Sua classificação é abrangente e é mostrada na figura.

Classificação dos requisitos não funcionais. Fonte: Sommerville (2011, p. 61)

Nenhum comentário:

Postar um comentário