quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Modelagem ágil com Scrum

Segundo seus criadores, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o Scrum é um framework ágil para a conclusão de projetos complexos. É um framework que permite que pessoas possam tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível. Mas o framework Scrum, muitas vezes, é visto como enganosamente simples. A partir deste conceito, caro aluno, vamos nos aprofundar no estudo deste método ágil de desenvolvimento de software. 

Visão geral do Scrum

O Scrum não é um processo padrão que descreve o que fazer em cada situação. Sua verdadeira eficiência é comprovada em trabalhos complexos, em que não há certeza do que irá ocorrer.

De acordo com Schwaber e Sutherland (2016, p. 3), o Scrum é:

  • leve;
  • simples de entender;
  • extremamente difícil de dominar.

O Scrum é baseado em teorias empíricas de controle de processo, ou empirismo, cujas bases se fundamentam no fato de que o conhecimento é adquirido pela experiência e que as tomadas de decisão são baseadas no que é conhecido.

Ainda de acordo com os autores, o Scrum possui três pilares de controle de processo empírico, que sustentam sua implementação, e são assim definidas por eles:

  • Adaptação : caso algum aspecto seja identificado como desvio, podendo levar o produto a algo inaceitável, o processo deve ser ajustado, e isso deve ser feito o mais rapidamente possível;
  • Inspeção : os usuários devem inspecionar frequentemente os artefatos Scrum e verificar possíveis variações que comprometam seu progresso, mas este trabalho é mais adequadamente realizado se for deixado a cargo de inspetores especializados neste tipo de verificação;
  • Transparência : todos os aspectos significativos dos processos devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. Esta transparência requer o uso de um padrão comum para que todos possam ter a mesma compreensão do que está sendo visto.

O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos. O frameworkScrum é composto por membros do time Scrum associados a papéis, eventos, artefatos e regras. Cada um destes componentes serve a um objetivo específico e é essencial para o uso e sucesso do Scrum. As regras do Scrum integram os eventos, papéis e artefatos, administrando as relações e interações entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário