quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Definição de CPM – Corporate Performance Management

De acordo com Veras (2014), o termo CPM – Corporate Performance Management , ou Gestão de Performance Corporativa – foi introduzido pelo Gartner Group em 2001. O Gartner Group é um instituto de pesquisa, execução de programas, consultoria e eventos que desenvolve tecnologias que auxiliam seus clientes na tomada de decisões para o desenvolvimento de suas organizações, independente do seu porte. O Gartner, desde meados dos anos 1990, tem acompanhado o desenvolvimento das soluções de Business Intelligence e a evolução do próprio CPM por meio de renomados e reconhecidos especialistas, o que garante à instituição uma posição de respeito e confiabilidade junto a fabricantes e consumidores de soluções corporativas.

O termo CPM também pode ser referenciado como BPM (Business Performance Management) ou EPM (Enterprise Performance Management).

Saiba mais

Gestão do Desempenho Empresarial: saiba o que é CPM, BPM ou EPM e

como o Corporate Perfomance Management pode ser útil em sua empresa

“...os termos CPM, BPM ou ainda EPM são amplamente utilizados para definir os modelos de gestão utilizados para o planejamento e acompanhamento dos resultados de uma empresa.

Mas o que realmente significam e qual sua utilidade? Essas siglas, respectivamente, vêm do inglês Corporate Performance Management, Business Performance Management e Enterprise Performance Management e em bom português significam a mesma coisa: Gestão do Desempenho Empresarial.

[...] o que importa mesmo é o propósito, e todos eles têm o mesmo objetivo: realizar a Gestão do Desempenho Empresarial, buscando sempre o máximo de resultados com o menor esforço (ou com o menor uso de recursos).

[...]

Uma plataforma de Corporate Performance Management não é necessariamente um software ou uma única ferramenta. É mais que isto. É o conceito geral que engloba toda a Gestão do Desempenho Empresarial.

Dentre outros aspectos, uma solução de CPM engloba:

  • Conceitos;
  • Processos;
  • Metodologias;
  • Ferramentas;
  • Sistemas; e
  • Indicadores

Que são utilizados para:

  • Planejar;
  • Medir;
  • Comparar;
  • Analisar;
  • Prever; e
  • Reportar

Todas as informações da organização, permitindo gerenciar o desempenho da empresa de maneira mais racional e integrada. Ou seja, realizar a Gestão do Desempenho Corporativo não é simplesmente implantar um BI. Não é uma ferramenta da área de planejamento e controladoria. Não é uma tecnologia. Não é um software de gestão orçamentária.

Cada um destes componentes é fundamental dentro do Corporate Performance Management, tendo cada um deles funções específicas que podem individualmente com geração de valor genuíno para a empresa. Porém, uma plataforma CPM é muito mais do que qualquer um destes componentes individualmente, é um verdadeiro exemplo de sinergia entre todos eles, que faz com que os resultados gerados com a adoção sejam ainda maiores.”

Corporate Performance Management.
Fonte: RUGGIERO, 2016

Dentre outros aspectos, o CPM engloba funcionalidades para orçamento, planejamento e previsão financeira ( budgeting, planning and forecasting financial ), consolidação de relatórios financeiros estatutários ( statutory financial reporting consolidation ), simulação de rentabilidade ( profitability modeling ), otimização do planejamento estratégico ( optimization strategic planning ) etc., ajudando as organizações a gerenciarem sua performance de maneira racional, eficiente e integrada, como mostra a figura 3.

O CPM contribui para que as organizações empresariais consigam identificar as necessidades do negócio e, a partir de um cenário mais preciso, executem o planejamento, o monitoramento e a análise de ações visando o atingimento das metas empresariais propostas.

Para o sucesso de uma organização é essencial que seus gestores tenham uma definição clara da situação atual da empresa e se as diretrizes adotadas em seu planejamento estratégico estão de acordo com o planejamento realizado. Outro aspecto de extrema relevância é saber determinar os fatores responsáveis pela condição atual da organização, seja esta condição favorável ou desfavorável.

De acordo com Ruggiero (2016), o CPM promove o acompanhamento e a medição da performance de toda a organização e não apenas de departamentos ou unidades de negócio específicas. Pontos críticos e KPIs ( Key Performance Indicators ), como lucro, fluxo de caixa, retenção de clientes, rotatividade de funcionários etc. são frequentemente medidos como parte da estratégia de gerenciamento corporativo.

Um dos princípios do CPM, que é fator crítico para o sucesso de um negócio, está baseado em um aspecto que indica que muitas organizações ainda não possuem um sistema adequado para responder de maneira completa, rápida, segura e pertinente algumas questões simples, como “Como estamos?”:

Perguntas que as organizações fazem
Fonte: Elaborado pelo autor.

Ou ainda questões como: Quanto capacitamos, produzimos, satisfazemos ou lucramos? O quê? Quando? Como? Onde?

Na maioria das vezes, quando uma organização não consegue identificar tais características em seu negócio, também não consegue se organizar melhor para aprender e, no futuro, construir um planejamento adequado que auxilie a corrigir os defeitos e potencializar os acertos, gerando um importantíssimo diferencial competitivo.

Por estes motivos, o CPM tem entrado e permanecido na agenda de muitas pessoas e organizações. As empresas reconhecem que o conhecimento necessário para mantê-las competitivas no mercado e melhorar significativamente seu desempenho já se encontra, em boa parte, dentro da própria empresa, muitas vezes espalhado em diversos sistemas ou depositado em bancos de dados sem o acesso adequado. Isso indica que, para a maioria das empresas, o caminho a seguir não é a geração de informações e conhecimento, mas seu gerenciamento (identificação, classificação em categorias, armazenamento, beneficiamento, disseminação e uso).

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