domingo, 11 de outubro de 2020

Modelagem ágil com Scrum

A correta identificação dos campos auxilia a não haver dúvidas no desenvolvimento. O quadro apresenta um exemplo de documentação de um Backlog do Produto .

QUADRO - Exemplo de Backlog do Produto.
Fonte: elaborado pelos autores

Uma documentação um pouco mais completa do backlog do produto pode ser definida por diferentes campos. Uma sugestão dos atributos que podem ser utilizados para gerenciar projetos com Scrum inclui:

  • Identificação : Pode ser um número incrementável ou alguma referência à atual fase de atividades. Deve ser uma identificação clara em que não haja dúvidas para os executores.
  • Backlog do Produto.
    Fonte: RIBEIRO (2013). 
     
  • Descrição : Um descritivo curto que exponha de forma clara a atividade. Deve conter poucas palavras.
  • Importância (Prioridade) : Devemos evitar aqui o termo “prioridade”, amplamente usado, porém dúbio. Dê preferência a uma faixa de referência que seja de fácil compreensão para a equipe. Deve-se deixar sempre uma margem de segurança entre os números para possível incremento durante o processo e não haver dúvidas sobre qual é o mais prioritário.
  • Estimativa inicial : Define a previsão para a realização da tarefa. Esta informação deve ser complementada com a quantidade de pessoas da equipe envolvida com a tarefa.
  • Observações : Quaisquer outras informações que sejam relevantes à equipe, principalmente as que podem agilizar a atividade.

Dependendo da conveniência, podem-se adicionar outros campos, como:

  • Componentes : Informação sobre outras equipes que podem ser envolvidas, identificação do Product Owner, componentes técnicos envolvidos etc.
  • Solicitante : Product Owner ou stakeholder que solicitou o item para que se possa dar feedback .
  • Outros : Qualquer outra informação pertinente ao planejamento.

Deve haver apenas um único Product Backlog e este deve expressar a real necessidade do Product Owner.

Saiba mais   

O Product Backlog representa uma visão do produto, mostrando a sua relação com o negócio e suas funcionalidades.  Esta agregação de valor ao negócio é o motivo básico de se buscar com o Product Owner todas as “estórias” ou informações adequadas ao desenvolvimento.

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