O Development Team ou Time de Desenvolvimento é composto por profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão do produto que seja funcional e que incrementa o produto “Pronto” ao final de cada sprint. Somente quem integra o time de desenvolvimento cria incrementos. Schwaber e Sutherland (2016, p. 6) elencam as seguintes características do Time de Desenvolvimento:
- Eles são auto-organizados. Ninguém (nem mesmo o Scrum Master) diz ao Time de Desenvolvimento como transformar o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades potencialmente utilizáveis;
- Times de Desenvolvimento são multifuncionais, possuindo todas as habilidades necessárias, como equipe, para criar o incremento do produto;
- O Scrum não reconhece títulos para os integrantes do Time de Desenvolvimento que não seja o Desenvolvedor, independentemente do trabalho que está sendo realizado pela pessoa e não há exceções para esta regra;
- Individualmente os integrantes do Time de Desenvolvimento podem ter habilidades especializadas e área de especialização, mas a responsabilidade pertence ao Time de Desenvolvimento como um todo;
- Times de Desenvolvimento não contém subtimes dedicados a domínios específicos de conhecimento, tais como teste ou análise de negócios;
- O tamanho ideal do Time de Desenvolvimento é pequeno o suficiente para se manter ágil e grande o suficiente para completar uma parcela significativa do trabalho dentro dos limites da sprint;
- Menos de três integrantes no Time de Desenvolvimento diminui a interação e resulta em um menor ganho de produtividade. Times de Desenvolvimento menores podem encontrar restrições de habilidades durante a sprint, gerando um Time de Desenvolvimento incapaz de entregar um incremento potencialmente utilizável;
- Havendo mais de nove integrantes é exigida muita coordenação. Times de Desenvolvimento muito grandes geram muita complexidade para um processo empírico gerenciar. Os papéis de Product Owner e de Scrum Master não são incluídos nesta contagem, a menos que eles também executem o trabalho do Backlog da Sprint.
Todos os membros do time devem ser competentes para sua respectiva atividade. A pergunta para o Scrum Master, então, é: Você conhece bem todos os membros da equipe? Sabe quais são suas qualidades e limitações?
Alguns talvez até contestem dizendo que a equipe não tem limitações, mas temos que admitir que mesmo o melhor profissional não consegue ser perfeito em tudo. Alguns são ótimos em especificação e não tão bons em programação, enquanto outros, opostamente, são bons em programação e com limitações em especificação.
A verdade é que o bom gestor ou líder conhece bem cada pessoa e procura extrair o melhor dos membros de sua equipe. Um time competente e afinado é essencial para que a agilidade em todas as etapas da metodologia seja mantida, e as entregas, realizadas dentro do planejado e com a qualidade desejada.
Uma situação muito comum em grandes projetos é a necessidade de se trabalhar com equipes mais numerosas. Isso pode ocorrer em consequência de vários fatores. Afinal, o frameworkScrum atende a qualquer tamanho de projeto.
Existem algumas sugestões sobre o que se considera ser o tamanho ideal de uma equipe, como um limite de nove componentes. Mas, na verdade, não pode existir tamanho predefinido, já que o Scrum é empírico, ou seja, aprendemos com ele à medida que o usamos e nos ajustamos a cada situação vivida.
No entanto, o próprio empirismo vai nos propor uma divisão da equipe em subequipes, levando o Scrum Master a preparar equipes menores e multidisciplinares. Nas reuniões poderão ocorrer alguns ajustes de forma que, ao invés de toda a equipe participar, apenas membros representantes de cada subequipe sejam convidados.
Voltamos a destacar: não há uma regra preestabelecida. Cada projeto, cada produto, cada dono do produto pode recomendar um ou outro procedimento.
Schwaber (2004) chama esta ação de “ Scrum of Scrums” e recomenda que estes times menores sejam autossuficientes, podendo entregar seus sprints de forma independente. Ele também sugere a “sprintzero”, que se refere ao caso em que uma equipe de engenheiros atuou apenas na definição inicial dos sprint s , e esta equipe técnica permitiu ao restante da equipe ter uma visão diferenciada do produto.
Contratando um Malabarista
Gerente de circo : Há quanto tempo você é malabarista?
Contratado : Há cerca de seis anos.
Gerente : Você pode segurar três bolas, quatro bolas e cinco bolas?
Candidato : Sim, sim, sim.
Gerente : Você trabalha com objetos em chamas?
Candidato : Certamente.
Gerente : ...facas, machados, caixas abertas e charutos, chapéus-coco?
Candidato : Eu posso fazer malabarismo com tudo.
Gerente : Você faz algum monólogo engraçado junto com o malabarismo?
Candidato : Faço e é hilariante.
Gerente : Bem, parece interessante. Eu acho que você está empregado.
Candidato : Humm.... Você não quer me ver fazendo malabarismo?
Gerente : Puxa, eu não pensei nisso...
(fonte: blogdoabu.blogspot.com.br )
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