sábado, 10 de outubro de 2020

Artefatos Scrum: Backlog do Produto, Backlog da Sprint e Incremento

Backlog do Produto (Product Backlog)

De acordo com Schwaber e Sutherland (2016, p. 13),

Backlog do Produto é uma lista ordenada de tudo que deve ser necessário no produto, e é uma origem única dos requisitos para qualquer mudança a ser feita no produto. O Product Owner é responsável pelo Backlog do Produto, incluindo seu conteúdo, disponibilidade e ordenação. Lista todas as características, funções, requisitos, melhorias e correções que formam as mudanças que devem ser feitas no produto nas futuras versões. Os itens do Backlog do Produto possuem os atributos de descrição, ordem, estimativa e valor .

 

Caro aluno, representar os requisitos do cliente é mais do que documentá-los, e o Scrum faz isso com muito critério. Assim, o Backlog do Produto é uma relação dos requisitos desejáveis pelo cliente.

Um Backlog do Produto nunca está completo. No início do desenvolvimento nele constam apenas os requisitos que foram inicialmente levantados e melhor entendidos. O Backlog do Produto vai evoluindo na medida em que o produto e o ambiente no qual ele será implantado evoluem. Assim, o Backlog do Produto é dinâmico e vai mudando constantemente para abranger o que o produto precisa para ser mais adequado, competitivo e útil ao cliente. A vida útil do Backlog do Produto acompanha a existência do produto – existe enquanto o produto também existir – sendo um artefato vivo, já que os requisitos, tecnologia e condições do mercado sempre mudam.

O Backlog do Produto passa sempre por um refinamento, que é um processo contínuo de adicionar detalhes, estimativas e ordem aos seus itens. Nesta ação, o Product Owner e o Time de Desenvolvimento colaboram para a definição dos detalhes destes itens.

Em sua disposição, os itens mais relevantes ou valiosos devem ficar na parte superior.

IMPORTANTE

Os itens do Backlog do Produto de ordem mais alta (topo da lista) devem ser mais claros e mais detalhados que os itens de ordem mais baixa. Estimativas mais precisas são feitas baseadas em maior clareza e maior detalhamento: quanto menor a ordem na lista, menos detalhes.

Os itens do Backlog do Produto que irão ocupar o desenvolvimento na próxima sprint são mais refinados, de modo que todos os itens possam ser “Prontos” dentro do timebox da sprint.

Os itens do Backlog do Produto que podem ser “Prontos” pelo Time de Desenvolvimento dentro da sprint são considerados como “Preparados” para seleção na reunião de  planejamento da sprint. Itens do Backlog do Produto geralmente adquirem este grau de transparência através das atividades de refinamento.

O Time de Desenvolvimento é responsável por todas as estimativas. O Product Owner deve influenciar o Time, ajudando no entendimento e nas decisões conflituosas de troca, mas as pessoas que irão realizar o trabalham fazem a estimativa final.

Fonte: SCHWABER; SUTHERLAND (2016, p. 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário