quinta-feira, 15 de outubro de 2020

O modelo ágil Extreme Programming (XP)

Este modelo é amplamente utilizado no Brasil e no mundo, porém, não é o único modelo que atende as premissas do manifesto ágil. 
 
O modelo ágil Extreme Programming (XP).
Por rkjaer / shutterstock.com
 

Visão Geral da XP

A XP (Extreme Programming ou Programação Extrema) é uma metodologia rigorosa e disciplinada. É uma filosofia de desenvolvimento de software fundamentada em valores:

  • Comunicação;
  • Comentários;
  • Simplicidade;
  • Coragem;
  • Respeito. 

Programação Extrema

 

Fonte: Febracev

A figura ilustra as práticas, princípios e valores adotados na XP. 

Práticas XP no ciclo Scrum.

Os valores da XP delineiam a forma de desenvolvimento do projeto, os princípios guiam a implementação do software e as práticas devem ser executadas ao longo do processo.

Enquanto o Scrum tem maior foco nas práticas ligadas ao gerenciamento e organização, a XP dá mais atenção às práticas de programação.

A XP baseia-se em práticas alicerçadas em revisão permanente do código, testes frequentes, participação do usuário final, refatoração contínua, refinamento contínuo da arquitetura, integração contínua, planejamento, projeto e reprojeto a qualquer hora.

A combinação Scrum e XP tem mostrado bons resultados em muitas empresas. Para muitos parece ser o casamento perfeito, unindo algo muito bom com algo muito eficiente. No entanto, assim como há recomendações positivas para este casamento, há outros que consideram outros casamentos com o Scrum bem mais apropriados, sem contar que sempre pode surgir uma nova e mais dinâmica ferramenta nesta constante evolução da tecnologia. A figura 42 apresenta uma associação de práticas XP ao ciclo Scrum.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário