terça-feira, 6 de outubro de 2020

Sprint

Sprint é um time-box de duas a quatro semanas, ou seja, limitada a um mês, no qual a equipe ou time do projeto irá produzir uma parte do produto. Recomenda-se que uma sprint deve ser empreendida por um time multidisciplinar com no máximo nove componentes.

A sprint é a unidade básica de desenvolvimento do Scrum. Sprints têm durações coerentes em todo o esforço de desenvolvimento. Uma nova sprint se inicia imediatamente após a conclusão da sprint anterior.

O conceito de sprint envolve uma entrega constante de algo de valor ao cliente, diferente dos modelos tradicionais, em que se desenvolve um produto em um longo período de tempo e, apenas no final, o produto “pronto” é entregue ao cliente. No Scrum sempre é entregue uma “parte” do produto em pequenos intervalos de tempo. À medida que o “pronto” vai ocorrendo com frequência, os critérios de qualidade se tornam mais rigorosos.

Cada sprint deve ter uma meta específica que possa ser realizada naquele time-box específico. Tudo no Scrum deve ser delimitado pelo tempo, e a sprintsempre determinará o tempo visando um produto final comprometido com o negócio.

No contexto do Scrum, o empirismo está relacionado aos sprint s . Por exemplo: o prazo de duas a quatro semanas, na maioria dos casos atribuído para cada sprint, tem demonstrado ser suficiente para a maioria dos projetos. De fato, se o período de tempo aumenta muito, acaba-se por perder a agilidade...

Schwaber e Sutherland (2016, p. 8), elencam as seguintes características de uma Sprint:

  • Durante uma sprint não são feitas mudanças que possam por em perigo o seu objetivo, as metas de qualidade não diminuem  e o escopo pode ser clarificado e renegociado entre o Product Owner e o Time de Desenvolvimento;
  • Cada sprint pode ser considerada um projeto com horizonte não maior que um mês.
  • Como os projetos, as sprint s são utilizadas para realizar algo. Cada sprint tem a definição do que é para ser construído, um plano projetado e flexível que irá guiar a construção, o trabalho e o resultado do produto;
  • Sprint s são limitadas a um mês corrido. Quando o horizonte da sprint é muito longo, a definição do que será construído pode mudar, a complexidade pode aumentar e o risco pode crescer.
  • Sprint s permitem previsibilidade que garante a inspeção e adaptação do progresso em direção à meta pelo menos a cada mês corrido. Sprint s também limitam o risco ao custo de um mês corrido.

Curiosidade  

Uma sprint pode ser cancelada?

Uma sprint pode ser cancelada antes do time-boxed da sprint terminar. Somente o Product Owner tem a autoridade para cancelar a sprint, embora ele (ou ela) possa fazer isso sob influência dos stakeholders , do Time de Desenvolvimento ou do Scrum Master.

A sprint poderá ser cancelada se o objetivo da sprint se tornar obsoleto. Isto pode ocorrer se a organização mudar sua direção ou se as condições do mercado ou das tecnologias mudarem.

Geralmente a sprint deve ser cancelada se ela não faz mais sentido às dadas circunstâncias. No entanto, devido a curta duração da sprint, raramente cancelamentos fazem sentido.

Quando a sprint é cancelada, qualquer item de Backlog do Produto completado e “Pronto” é revisado. Se uma parte do trabalho estiver potencialmente utilizável, tipicamente o Product Owner o aceita. Todos os itens de Backlog do Produto incompletos são reestimados e colocados de volta no Backlog do Produto. O trabalho feito se deprecia rapidamente e deve ser frequentemente reestimado.

O cancelamentos de sprints consome recursos, já que todos tem que se reagrupar em outra reunião de planejamento da sprint para iniciar outra sprint. Cancelamentos de sprints são frequentemente traumáticos para o Time Scrum, e são muito incomuns.

Fonte: SCHWABER; SUTHERLAND (2016, p. 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário