segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Arquitetura e ferramentas de BI

A complexa situação que envolve a tomada de decisões pode ser apoiada com a utilização de SADs que utilizem um DW e ferramentas para o gerenciamento e tratamento dos dados e das informações, buscando vantagens competitivas para o negócio.

Há controvérsias entre especialistas sobre a arquitetura e quais ferramentas e componentes constituem um sistema de BI. A figura ilustra uma arquitetura possível, e os componentes ferramentas mais importantes são descritas a seguir.

Arquitetura e Ferramentas de BI.
Fonte: SANTOS, 2017.
  • DW – Data Warehouse: um repositório de dados especial preparado para dar suporte a aplicações de tomada de decisões. O DW transforma o conjunto de dados históricos, obtido com base na estratégia de negócios da empresa, em informações unificadas que são armazenadas em um repositório central confiável, através de uma base de dados integrada.
  • Ferramentas OLAP – On Line Analytical Processing : ou ferramentas de processamento analítico online. Permitem a análise dos dados por diversas dimensões, de forma que seja possível identificar com rapidez e facilidade o desempenho dos negócios. São ferramentas de análise e exploração de dados para atividades mais interativas e investigativas, possibilitando o cruzamento, detalhamento e resumo de dados de maneira mais rápida. Podem utilizar ferramentas de Query & Report ou de consulta e reporte para execução e extração periódica de informações com médio ou alto grau de detalhamento, possibilitando a construção de relatórios através de comandos simplificados.
  • Ferramentas de monitoramento de performance: incluem dashboards e scorecards que fornecem uma visão dos indicadores de desempenho corporativo, gráficos e planilhas, e podem incluir sistemas mais sofisticados, como cubos tridimensionais e até ferramentas de realidade virtual.

Gerentes e executivos se beneficiam muito com as soluções de BI, pois essas ferramentas os ajudam a gerenciar melhor o seu negócio. As empresas que não conseguem implementar de forma adequada essas soluções acabam ficando em séria desvantagem competitiva.

Gartner Group.
Fonte: < iot.do >.

Os consultores do Gartner Group sugerem as seguintes questões essenciais para a análise das soluções de BI:

  • Como a empresa pode maximizar seus investimentos em BI?
  • De que funcionalidades do BI as empresas precisam e o que estão usando hoje?
  • Quais são os custos ocultos associados ao investimento em BI?

Sendo assim, o processo de criação e implantação de inteligência nos negócios deve ser realizado de forma cuidadosa, seguindo uma metodologia para que a empresa seja bem sucedida com sua utilização.

O processo de criação de inteligência nos negócios de uma empresa começa pela identificação e priorização de projetos ligados ao BI. Nesse processo, a empresa utiliza medidas de ROI (Return on Investment – retorno sobre investimento) e TCO (Total Cost of Ownership – custo total de propriedade) para estimar a relação custo/benefício da implantação do projeto de BI. Além disso, são analisados os impactos da implantação do BI na tomada de decisões dentro da organização em cada um dos níveis de administração.

De acordo com Turban et al. (2009), questões importantes ligadas ao processo de implantação e gerenciamento do BI incluem a definição de:

  • Quem deve atuar como tomador de decisão na priorização dos projetos de BI;
  • Como realizar a integração em nível gerencial;
  • Como estabelecer parcerias entre chefes de áreas funcionais e líderes de áreas de produtos e serviços;
  • Como estabelecer uma harmonia entre os clientes do BI (ligados ao negócio) e os fornecedores (ligados à TI).

De acordo com Turban et al. (2009, p. 35), definidas estas questões, a equipe responsável pela governança do BI deve partir para as ações:

  1. Criar categorias de projetos (estratégicos, de investimentos, de oportunidades de negócios etc.);
  2. Definir critérios de seleção de projetos;
  3. Estabelecer uma estrutura para se determinar os riscos do projeto;
  4. Gerenciar as interdependências do projeto;
  5. Monitorar e ajustar a composição do portfólio de serviços e demandas do BI.

O sucesso do BI depende de uma boa governança, e as razões fundamentais para o investimento em seus projetos devem estar alinhadas com a estratégia de negócios da empresa. O BI deve servir como uma forma de mudar a maneira como a empresa conduz suas operações de negócio, melhorando seus processos e transformando a tomada de decisões em processos mais orientados à análise de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário