domingo, 18 de outubro de 2020

Práticas XP

De acordo com Teles (2014, p. 81),

práticas em XP representam aquilo que você verá as equipes XP fazendo diariamente. Práticas por si só são estéreis. A menos que haja algum propósito, dado por um conjunto de valores, elas não fazem muito sentido. Programação em par, por exemplo, não faz sentido como algo para simplesmente ir fazendo. Fazer par simplesmente para agradar o chefe é frustrante. Programação em par para comunicar, obter feedback, simplificar o sistema, capturar erros e aumentar sua coragem faz bastante sentido. Assim, práticas dependem da situação e do contexto. Se a situação muda, você seleciona práticas diferentes para abordar estas condições. Seus valores, por sua vez, não têm que mudar para se adaptar a uma nova situação.

Na XP as práticas mais utilizadas incluem: jogo do planejamento, programação em pares, pequenas versões, propriedade coletiva, metáfora, integração contínua, projeto simples, semana de 40 horas, testes, cliente presente, refatoração, padronização de código e reunião diária.

A seguir, vamos estudar algumas destas práticas.

Integração contínua

A integração contínua envolve uma atividade relativamente sofisticada e complicada. Esta prática normalmente utiliza ferramentas automatizadas, de forma que qualquer alteração no código provoca uma reavaliação de todas as rotinas e, considerando a possibilidade de erro, dispara mensagens para os responsáveis, acusando uma integração mal sucedida. No caso de sucesso, também dispara mensagens informando que a operação foi realizada de forma bem-sucedida. A isto se aplica um conceito chamado servidor de construção. Este servidor de construção atua como “juiz”, julgando ou considerando as alterações, validando-as quando detectado sucesso nos procedimentos. Em suma, integração contínua envolve a construção de um código e seu teste de forma automática, e em intervalos frequentes, em um servidor de integração. A figura ilustra esta prática.

Integração contínua
Fonte: MOREIRA, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário