sábado, 17 de outubro de 2020

Simplicidade

O sucesso repousa sobre a simplicidade. Sofisticação normalmente envolve tempo e, consequentemente, dinheiro. 

 Simplicidade.

 

Por Ilin Sergey / shutterstock.com.

Sempre que for possível, seja simples, não invente, faça primeiro o básico e funcional. Depois de isto feito e o problema resolvido, pode tentar sofisticar, se tiver tempo, mas deixe o simples em funcionamento.

Evite soluções genéricas, pois, em médio prazo, podem provocar um volume maior de atividades para torná-la específica.

Coragem

Fazer o certo pode envolver atitudes positivas e corajosas. Isso envolve aprender com os erros.

Como você se sairia para desmontar o motor de um carro sem qualquer manual de instrução? Tudo bem, você não é um mecânico, mas é um desenvolvedor, então como será seu desenvolvimento sem um projeto definido e aprovado? Muito embora seja um assunto de seu conhecimento, a manutenção ou ampliação deste sistema podem se tornar tão complexos quanto um não mecânico desmontar um motor sem manual nenhum.

A coragem lhe induz a fazer o que precisa ser feito apenas uma vez. Significa deixar o cliente ciente do que está acontecendo, seja bom ou ruim. O medo pode levá-lo a fazer o errado várias vezes. Pode significar ter que jogar um código ruim fora e iniciar novamente a partir do marco zero. Isto pode significar ser mais rápido do que ficar consertando uma situação complicada e mal desenvolvida.

No XP, à medida que o desenvolvimento vai ocorrendo, o código é colocado em prática, antecipando, assim, possíveis dificuldades com a qualidade do código ou lógica usada para o desenvolvimento.

É importante entendermos que tanto o Scrum como a XP aplicam o manifesto ágil, praticando iterações e fornecendo maior visibilidade no desenvolvimento.

Respeito

Respeito é um valor que serve de base para todos os outros. A comunicação entre as pessoas envolvidas em um projeto somente fluirá se um se importar com o outro, respeitando-se mutuamente. Se não houver respeito em um projeto, este estará fadado ao fracasso. Saber ouvir, compreender e respeitar o ponto de vista dos membros da equipe é fundamental para que um projeto de desenvolvimento de software seja bem sucedido, por isso é um dos pilares do XP. 

Respeito

e fornecendo maior visibilidade no desenvolvimento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário