terça-feira, 13 de outubro de 2020

Ferramentas de Apoio às Práticas Ágeis

Schwaber e Sutherland (2016, p. 14) afirmam que práticas como burndown , burnup e outras práticas de estimativa têm sido usadas para prever o progresso do desenvolvimento Scrum e que elas têm se mostrado úteis. Mas os autores alertam que não substituem a importância do empirismo, pois em projetos complexos, não se pode prever o que acontecerá. Somente o que já ocorreu pode ser usado para uma tomada de decisão a respeito do que virá.

Além das práticas de estimativas, o Time Scrum também pode utilizar outras ferramentas de controle. A seguir, algumas destas ferramentas e métodos de apoio às práticas ágeis são apresentadas. 

Cartões: Os cartões são mecanismos para registrar os requisitos do projeto em andamento. Uma forma manter os membros do time atualizados sobre o andamento do projeto é a criação de um painel para gestão a vista. A figura ilustra um quadro para o estilo “gestão à vista” utilizando cartões para mostrar o work in progress ou trabalho em progresso. 

Work in progress

.

Fonte: elaborado pelos autores. 
 
Kanban: O conceito Kanban foi desenvolvido a partir do conceito simples de aplicação da gestão visual no controle de produção e estoques. Kanban  significa “cartão visual” em japonês e tem como função primordial viabilizar a produção de algo. A figura ilustra um quadro para controle por meio do Kanban.
 
Estrutura Kanban
 
 
Artigo apresenta o estudo obtido com a experiência da aplicação do método Kanban como melhoria da gestão de projetos de software em uma equipe de manutenção de sistemas, utilizando uma abordagem ágil baseada no Scrum. Clique no link para conhecer o estudo completo:

www.lbd.dcc.ufmg.br 

Gráfico burndown: o burndown chart é uma forma visual e rápida de enxergar o status atual do projeto. Possui uma estrutura simples, em que o eixo X representa os dias da sprinte o eixo Y representa o trabalho restante. A figura ilustra um gráfico burndown .  

Gráfico burndown

 

Fonte: myscrumhalf
 
Gráfico burnup : um burnup chart apresenta informações sobre o andamento do projeto como um todo e não apenas da sprint, como mostra o burndown . É uma ferramenta que permite que o time saiba em que ponto está em relação às entregas e onde precisa chegar em relação às demandas. O eixo horizontal do gráfico mostra o fator tempo e o eixo vertical apresenta o montante de trabalho. Assim, as demandas de trabalho podem ser representadas por horas, pontos ou outro tipo de medida de esforço, de acordo com o que é praticado pelo time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário