terça-feira, 27 de outubro de 2020

CPM e BI

Neste ponto é interessante, fazermos uma discussão sobre as fronteiras que separam e/ou unem os conceitos de CPM e BI. Como já dissemos, o CPM, de acordo com o Gartner Group, é “um termo genérico que descreve todos os processos, metodologias, métricas e sistemas necessários para medir e gerenciar a performance de uma organização”. O CPM pode ser considerado, então, uma solução mais abrangente e complementar aos tradicionais sistemas de gestão, na qual regras de negócio complexas, ligadas à administração do negócio e governança corporativa, são utilizadas de forma a se conseguir mensurar o desempenho do negócio.

De acordo com Macedo (2011), uma solução de BI de alto desempenho deve possuir no mínimo as seguintes características:

  • Permitir rápido desenvolvimento e alta flexibilidade de implementação;
  • Interagir com todas as fontes de dados da empresa;
  • Preservar e complementar os investimentos em DW;
  • Permitir ajustes aos novos requerimentos de negócio;
  • Realizar análises consistentes com dados corporativos;
  • Incorporar planilhas com informes corporativos;
  • Realizar consultas ad hoc , ou seja, com objetivos específicos;
  • Ter conectividade bidirecional com múltiplas bases de dados;
  • Permitir rápida assimilação do ambiente pelos usuários;
  • Ter precisão e unicidade dos dados de origem.

Ainda de acordo com Macedo (2011), para se alcançar o CPM seria necessário adicionar às características listadas anteriormente as seguintes possibilidades:

  • Orçamento, planejamento e simulação flexíveis;
  • Personalização de qualquer requisito de negócio;
  • Controle direto do usuário na aplicação e publicação no tempo do negócio;
  • Gerência dos requisitos de planejamento estratégico;
  • Fluxos de trabalho e dados integrados consistentemente, com planilhas centralizadas;
  • Reporting baseado em pesquisas na web de forma intuitiva;
  • Acesso às informações gerenciais e estratégicas em qualquer lugar e a qualquer momento;
  • Alta escalabilidade e suporte para grande volume de dados e usuários;
  • Altíssima satisfação dos usuários.

Assim, de forma simplificada, um resumo sobre a diferença de BI e CPM poderia ser: BI fornece soluções para mostrar o porquê do status atual dos negócios, respondendo à pergunta: Por que estamos desta maneira? , e CPM adiciona as respostas às perguntas: Como estamos? Como deveríamos estar? , além de responder a: Quanto capacitamos, produzimos, satisfazemos ou lucramos?

Macedo (2011) afirma que outra maneira de ajudar a explicar o CPM é dizendo o que ele não é. CPM não é simplesmente uma solução de BI, não é uma ferramenta de análise de dados a ser implementada em um único departamento, não é uma tecnologia e não é um software complicado. CPM pode ser, então, definido como a integração de vários componentes em um só ambiente, capaz de agrupar de forma consistente e integrada soluções para análise, orçamento, planejamento, BI, integração de dados, previsões, simulações, scorecards e dashboards.

Aconteceu 

Alemanha e a vitória na Copa do Mundo 2014

A edição 2014 do maior evento esportivo do mundo trouxe o assunto Business Intelligence à tona em nível mundial e mostrou que a solução pode auxiliar a alcançar de objetivos nos mais diversos ramos de desempenho e busca de resultados.

Um software desenvolvido na Alemanha analisava dados extraídos numericamente, como velocidade de corrida e número de passes. Também escaneava comportamentos individuais de atletas e do time como um todo.

Os relatórios foram passados aos jogadores e à comissão técnica. Com a utilização deles, o grupo se preparou para executar jogadas mais rapidamente, envolver as outras equipes e reter a bola. O resultado? O mundo todo viu e o Brasil sentiu na pele.

(Fonte: < knowsolution.com.br >)

A FIAT Automóveis tinha o desafio de deixar o novo Uno com “a cara do consumidor”, e com as soluções de Business Intelligence e pesquisas nas ferramentas de mídias sociais e mobilidade, oferecidas pela empresa SAS, a FIAT teve ótimos resultados. A tecnologia atendeu às expectativas quanto à capacidade de processar todos os dados, ajudar em uma pesquisa inovadora, colaborar na tomada de decisão e ainda trazer uma visão de futuro para entenderem melhor as demandas do mercado. O novo Uno foi sucesso de vendas e críticas, fazendo a empresa ter a honra de receber o prêmio Carro do Ano 2011, pela Revista AutoEsporte.

(Fonte: < unisalgp.wordpress.com >)

Nenhum comentário:

Postar um comentário