Neste ponto é interessante, fazermos uma discussão sobre as fronteiras que separam e/ou unem os conceitos de CPM e BI. Como já dissemos, o CPM, de acordo com o Gartner Group, é “um termo genérico que descreve todos os processos, metodologias, métricas e sistemas necessários para medir e gerenciar a performance de uma organização”. O CPM pode ser considerado, então, uma solução mais abrangente e complementar aos tradicionais sistemas de gestão, na qual regras de negócio complexas, ligadas à administração do negócio e governança corporativa, são utilizadas de forma a se conseguir mensurar o desempenho do negócio.
De acordo com Macedo (2011), uma solução de BI de alto desempenho deve possuir no mínimo as seguintes características:
- Permitir rápido desenvolvimento e alta flexibilidade de implementação;
- Interagir com todas as fontes de dados da empresa;
- Preservar e complementar os investimentos em DW;
- Permitir ajustes aos novos requerimentos de negócio;
- Realizar análises consistentes com dados corporativos;
- Incorporar planilhas com informes corporativos;
- Realizar consultas ad hoc , ou seja, com objetivos específicos;
- Ter conectividade bidirecional com múltiplas bases de dados;
- Permitir rápida assimilação do ambiente pelos usuários;
- Ter precisão e unicidade dos dados de origem.
Ainda de acordo com Macedo (2011), para se alcançar o CPM seria necessário adicionar às características listadas anteriormente as seguintes possibilidades:
- Orçamento, planejamento e simulação flexíveis;
- Personalização de qualquer requisito de negócio;
- Controle direto do usuário na aplicação e publicação no tempo do negócio;
- Gerência dos requisitos de planejamento estratégico;
- Fluxos de trabalho e dados integrados consistentemente, com planilhas centralizadas;
- Reporting baseado em pesquisas na web de forma intuitiva;
- Acesso às informações gerenciais e estratégicas em qualquer lugar e a qualquer momento;
- Alta escalabilidade e suporte para grande volume de dados e usuários;
- Altíssima satisfação dos usuários.
Assim, de forma simplificada, um resumo sobre a diferença de BI e CPM poderia ser: BI fornece soluções para mostrar o porquê do status atual dos negócios, respondendo à pergunta: Por que estamos desta maneira? , e CPM adiciona as respostas às perguntas: Como estamos? Como deveríamos estar? , além de responder a: Quanto capacitamos, produzimos, satisfazemos ou lucramos?
Macedo (2011) afirma que outra maneira de ajudar a explicar o CPM é dizendo o que ele não é. CPM não é simplesmente uma solução de BI, não é uma ferramenta de análise de dados a ser implementada em um único departamento, não é uma tecnologia e não é um software complicado. CPM pode ser, então, definido como a integração de vários componentes em um só ambiente, capaz de agrupar de forma consistente e integrada soluções para análise, orçamento, planejamento, BI, integração de dados, previsões, simulações, scorecards e dashboards.
Aconteceu
Alemanha e a vitória na Copa do Mundo 2014
A edição 2014 do maior evento esportivo do mundo trouxe o assunto Business Intelligence à tona em nível mundial e mostrou que a solução pode auxiliar a alcançar de objetivos nos mais diversos ramos de desempenho e busca de resultados.
Um software desenvolvido na Alemanha analisava dados extraídos numericamente, como velocidade de corrida e número de passes. Também escaneava comportamentos individuais de atletas e do time como um todo.
Os relatórios foram passados aos jogadores e à comissão técnica. Com a utilização deles, o grupo se preparou para executar jogadas mais rapidamente, envolver as outras equipes e reter a bola. O resultado? O mundo todo viu e o Brasil sentiu na pele.
(Fonte: < knowsolution.com.br >)
A FIAT Automóveis tinha o desafio de deixar o novo Uno com “a cara do consumidor”, e com as soluções de Business Intelligence e pesquisas nas ferramentas de mídias sociais e mobilidade, oferecidas pela empresa SAS, a FIAT teve ótimos resultados. A tecnologia atendeu às expectativas quanto à capacidade de processar todos os dados, ajudar em uma pesquisa inovadora, colaborar na tomada de decisão e ainda trazer uma visão de futuro para entenderem melhor as demandas do mercado. O novo Uno foi sucesso de vendas e críticas, fazendo a empresa ter a honra de receber o prêmio Carro do Ano 2011, pela Revista AutoEsporte.
(Fonte: < unisalgp.wordpress.com >)
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