sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Os valores da XP

Comunicação

Entender a real necessidade do cliente nem sempre é fácil. Na maioria das vezes, o cliente não sabe como explicar o que deseja. Neste caso, cabe ao responsável pelo projeto extrair do cliente seus desejos e seus receios, entendendo e organizando sua real necessidade, visando apoiar o seu negócio. A equipe de desenvolvimento e usuários deve manter um canal aberto de comunicação com o cliente. 

 Comunicação

 

Por smilingfresh / shutterstock.com

Imagine um cliente que quer simplesmente uma tela para cadastro, com dados de sua clientela e de fornecedores. Na entrevista, você descobre que os dados também servirão para uma mala direta, o que significa que o campo CEP (Código de Endereçamento Postal) terá que ser validado, e o endereço, obtido a partir dele. A simples solicitação de cadastro mostra-se não ser tão simples assim, e isso somente foi observado pela boa comunicação que surgiu entre as partes para tentar entender a real necessidade do cliente.

É importante ressaltar aqui que o cliente aprende ao longo do desenvolvimento. Uma validação ao final de uma entrega pode inspirá-lo a solicitar novas demandas.

Comentários

O retorno a respeito do que está sendo realizado é de suma importância. Imagine um jogador de basquete que, durante uma partida, arremessa centenas de vezes sua bola. Ao término da partida, ele recebe um feedback lhe informando sua situação. O seu resultado poderá lhe dizer ou que está muito bem nos arremessos ou que precisa melhorar muito, pois sua produtividade está baixa se comparada com os outros jogadores do time ou do adversário. Este feedback servirá de referência para os ajustes.

No desenvolvimento de software, qualquer feedback pode ser importante e decisivo para que se economize tempo e esforço no médio prazo. Portanto, ele deve ocorrer o mais cedo possível.

Mas é importante ressaltar que a avaliação deste retorno deve ser constante ao longo do desenvolvimento. O responsável pelo projeto deve promover e divulgar os resultados e expectativas de todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário