quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Scrum

Scrum é o nome de uma jogada derivada de um esporte chamado rúgbi. Este nome foi adotado para um modelo ágil de processos desenvolvido por Jeff Sutherland, Ken Schwaber e sua equipe na década de 1990. Seu objetivo inicial era atender as empresas de desenvolvimento de software; no entanto, com o tempo, passou a ter seus conceitos aplicados a gerenciamento de projetos.

Scrum é mais um framework do que uma metodologia. Significa, para os envolvidos, uma mudança de conceitos. O envolvimento é obrigatório, e a participação do time é essencial para o sucesso de sua aplicação. 

Scrum no rúgbi

 

Reflexões sobre os modelos ágeis

“Nenhum homem é uma ilha”. Adotar modelos ágeis não é apenas adotar um desafio para realizar uma tarefa difícil em um curto espaço de tempo, mas significa aprender a trabalhar em equipe. Significa respeitar as regras, pessoas e decisões. Existem leis que, assim como princípios, regem a criação em modelos ágeis, e todas devem ser seguidas.

Não existe e nem nunca vai existir uma regra única para ser usada neste conceito, pois cada situação, cada negócio, cada estratégia vai exigir ações e procedimentos distintos.

Imagine um time de futebol em que cada jogador decide jogar como bem entende, desconsiderando as orientações do treinador. O jogador pode saber jogar melhor em uma posição, mas a tática montada pode colocá-lo em outra posição. O que o jogador deve fazer em uma situação dessas? Seguir seus instintos ou obedecer às ordens? Se estivermos falando de um time que pratica modelos ágeis, estamos falando de obedecer às ordens ou participar da estratégia que visa o benefício coletivo e não individual.

Cada orientação sobre a documentação, reuniões, obediência a prazos etc. irá determinar o sucesso do planejamento e do negócio.

O sucesso do grupo depende de cada indivíduo aceitar e respeitar seu papel no planejamento. Aceitar significa visar o bem do grupo e não o bem de cada membro individual do grupo.

Há um ditado popular que diz que a união faz a força. E nas equipes de modelos ágeis nunca se viu tanto na prática a realidade disto.

Importância da equipe em projetos ágeis.
Por 3dmask / shutterstock.com.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário