quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Princípios que Sustentam Agilidade

O que é ser ágil?

Ser ágil é saber responder de modo rápido a uma mudança. Pode parecer algo lógico, no entanto, quando olhamos para os desenvolvimentos realizados há poucas décadas, encontramos uma preocupação muito maior com qualidade do que com agilidade. Não que não necessitemos de qualidade, continuamos necessitando dela, mas nesta era globalizada, temos a necessidade de mais agilidade, além da qualidade, claro!

O manifesto ágil é uma declaração de princípios que fundamentam o desenvolvimento ágil de software. De acordo com Beck et al. (2001), o manifesto ágil declara:

Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Ainda de acordo com Beck et al. (2001), os modelos ágeis propõem 12 princípios para o software ágil, quais sejam:

12 princípios para o software ágil de acordo com Beck et al. (2001).
1 A maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.
2 As mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
3 Deve-se entregar o software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, no menor período de tempo.
4 Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
5 Os projetos devem ser construídos em torno de indivíduos motivados. Eles devem ter o ambiente e o suporte necessário e deve-se confiar neles para fazer o trabalho.
6 O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.
7 O software funcionando é a medida primária de progresso.
8 Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
9 A contínua atenção, a excelência técnica e o bom design aumenta a agilidade.
10 A simplicidade e a arte de minimizar a quantidade de trabalho não realizado são essenciais.
11 As melhores arquiteturas, requisitos e design emergem de equipes auto-organizáveis.
12 Em intervalos regulares, a equipe deve refletir sobre como se tornar mais eficaz e então refinar e ajustar seu comportamento de acordo.

Nas teorias da Administração são encontradas algumas técnicas de gerenciamento que buscam a melhoria contínua e que nos ajudam a entender a necessidade de modelagem ágil.

O que é agilidade?

O nome “Ágil” (ou “Agilidade”) foi escolhido para representar um movimento que surgiu em meados dos anos 1990 em resposta aos pesados métodos de gerenciamento de desenvolvimento de software que predominavam na época, que aqui chamamos de “métodos tradicionais”.

O método tradicional mais conhecido para o desenvolvimento de software é o modelo em cascata, ou waterfall. Esse modelo foi inicialmente descrito por Royce em 1970 e se caracteriza por uma sequência de fases de desenvolvimento, em que cada fase somente se inicia quando a anterior se encerra, e a saída de uma fase é a entrada da fase seguinte, conforme mostrado na figura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário