terça-feira, 1 de setembro de 2020

Escopo em Modelos Ágeis

Não podemos falar de escopo em um modelo ágil sem nos referirmos ao conceito de escopo do guia PMBOK. Nele encontramos aspectos interessantes relacionados com as definições de um modelo ágil:

O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto (PMI, 2013, p. 105).

Esta definição pode ser complementada com a informação de que o sucesso do projeto está ligado à quantidade de requisitos captados e definidos.

Por astephan / shutterstock.com.

Os modelos ágeis possuem a mesma característica em seu escopo.

Segundo o Standish Group,a maioria dos projetos de softwares falham por falta de clareza sobre as funções, requisitos e especificações. Isto ocorre principalmente por causa da falta de definição dos responsáveis para acompanhar o projeto (INFOQ.com, 2015).

Por que isto deve ser uma grande preocupação?

Existe uma brincadeira de crianças que explica bem isso: o “telefone sem fio”. Nesta brincadeira uma grande roda é feita e o primeiro fala uma frase para o companheiro ao lado, sem que qualquer outro o ouça. Este faz o mesmo com o companheiro que está ao seu lado, que repete a mesma ação. Isto se repete até dar uma volta completa entre os participantes. Quando a frase chegar à pessoa que iniciou a brincadeira, na maioria das vezes observa-se que a frase está totalmente distorcida. Isto é exatamente o que ocorre quando as ideias e os conceitos não são contextualizados na especificação de um software.

Existe também a questão da falta de detalhamento ao escrever, ou até mesmo o uso da simplificação de palavras de uso cotidiano em símbolos ou notações específicas de uma determinada área de conhecimento. Deve-se evitar que isso ocorra e que barreiras impeçam uma adequada contextualização do problema a ser modelado.

A figura 6 é uma ilustração comumente aplicada em projetos, que ainda continua válida, e também se aplica ao escopo do modelo ágil.

Importância da definição de escopo.

Esta figura mostra a diferença entre o que se deseja, o que se entende e o que se pode criar, caso uma comunicação clara e inequívoca não tenha sido realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário