sábado, 26 de setembro de 2020

FDD - Desenvolvimento Orientado a Recursos

O FDD ( Feature Driven Development , ou Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades), apresentado em 1999, é uma das primeiras metodologias ágeis. De acordo com Ambler (2014), uma feature é uma função pequena, mas importante para o cliente, que representa uma maneira de expressar os requisitos do sistema. O FDD possui cinco principais  atividades que são executadas de forma interativa, quais sejam:

  • Desenvolver um modelo abrangente: pode envolver o desenvolvimento de requisitos, análise orientada por objetos, modelagem lógica de dados e outras técnicas para entendimento do domínio de negócio em questão. O resultado é um modelo de objetos (e/ou de dados) de alto nível, que guiará a equipe durante os ciclos de construção.
  • Construir uma lista de funcionalidades: decomposição funcional do modelo do domínio em três camadas típicas: áreas de negócio, atividades de negócio e passos automatizados da atividade (funcionalidades). O resultado é uma hierarquia de funcionalidades que representa o produto a ser construído, também chamado de lista de espera do produto.
  • Planejar por funcionalidade: abrange a estimativa de complexidade e dependência das funcionalidades, também levando em consideração a prioridade e valor para o negócio/cliente. O resultado é um plano de desenvolvimento, com os pacotes de trabalho na sequência apropriada para a construção.
  • Detalhar por funcionalidade: já dentro de uma iteração de construção, a equipe detalha os requisitos e outros artefatos para a codificação de cada funcionalidade, incluindo os testes. O projeto para as funcionalidades é inspecionado. O resultado é o modelo de domínio mais detalhado e os esqueletos de código prontos para serem preenchidos.
  • Construir por funcionalidade: cada esqueleto de código é preenchido, testado e inspecionado. O resultado é um incremento do produto integrado ao repositório principal de código, com qualidade e potencial para ser usado pelo cliente/usuário. 

AUP - Agile Unified Process

O AUP ( Agile Unified Process )foi desenvolvido por Scott Ambler (2004) e é uma versão simplificada do RUP ( Rational Unified Process )da IBM. Ele descreve uma abordagem simples e de fácil compreensão para o desenvolvimento de aplicações de negócios usando técnicas e conceitos ágeis, mas mantendo a fidelidade ao RUP.

O AUP aplica técnicas ágeis, incluindo Test Driven Development (TDD) e Agile Modeling , para gerenciamento de mudanças ágeis e refatoração de banco de dados para melhorar a produtividade. O próprio criador do AUP, Ambler (2006), informa ter parado de trabalhar no AUP em 2006 e ter se dedicado, desde 2009, ao Disciplined Agile Delivery (DAD) framework. 

 Scott W. Ambler

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário