terça-feira, 29 de setembro de 2020

DSDM - Método de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos

O DSDM ( Dynamic Systems Development Method ou Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos) é uma metodologia de desenvolvimento de software originalmente baseada em RAD ( Rapid Application Development ou Desenvolvimento Rápido de Aplicação) . O DSDM é uma metodologia de desenvolvimento iterativo e incremental que enfatiza o envolvimento constante do usuário (WIKIDOT.com, 2011).

Além de envolver o cliente, o DSDM tem como propósito a entrega do software sem estourar o tempo e dentro do custo estimado. Para isso, a DSDM realiza a entrega de protótipos gerados em tempos ágeis, suas equipes de desenvolvimento são autônomas, realiza grande quantidade de testes durante todo o desenvolvimento e define prioridades nos requisitos. 

XP - Programação Extrema

O XP ( Extreme Programming ) é um dos processos ágeis mais populares e possui evidências de ser bem-sucedido em empresas de todos os tamanhos e indústrias do mundo inteiro. É visto como bem-sucedido porque salienta a satisfação do cliente. Em vez de entregar tudo o que o cliente poderia desejar em alguma data distante no futuro, este processo fornece o software em pequenos pacotes. 

Programação extrema

 

Por Bakhtiar Zein / shutterstock.com 

O XP capacita os desenvolvedores a responder às mudanças que refletem as necessidades dos clientes, mesmo no final do ciclo de vida. Este processo enfatiza o trabalho em equipe. Os gerentes, clientes e desenvolvedores são todos parceiros iguais em uma equipe colaborativa.

Além disso, implementa um ambiente simples, mas eficaz, permitindo que as equipes tornem-se altamente produtivas. A equipe se auto-organiza em torno do problema para resolvê-lo o mais eficientemente possível.

De acordo com Teles (2014), XP pode melhorar um projeto de software com base em cinco aspectos essenciais:

  • Comunicação;
  • Simplicidade;
  • Comentários;
  • Respeito;
  • Coragem.

Os programadores mantêm o design simples, limpo e procuram obter feedback , testando o software. Eles entregam o sistema para os clientes o mais cedo possível e implementam mudanças, respondendo rapidamente às alterações nos requisitos e nas tecnologias. Cada pequeno sucesso aprofunda o respeito para as contribuições únicas de cada membro da equipe e de todos.

O aspecto mais relevante do XP são as suas regras simples. Ele é muito parecido com um quebra-cabeça, em que há muitos pedaços pequenos. Individualmente as peças não fazem sentido, mas, quando combinadas, formam uma imagem completa. As regras podem parecer estranhas e talvez até ingênuas no início, mas são baseadas em sólidos valores e princípios.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário