segunda-feira, 28 de setembro de 2020

OpenUP - Processo Unificado Aberto

O OpenUP está em conformidade com os princípios do Manifesto do Desenvolvimento de Software Ágil, pois possui uma abordagem iterativa e incremental e é um processo que não está associado a nenhuma ferramenta específica.

De acordo com Santos (2009), o OpenUP é um processo que é considerado mínimo, completo e extensível, que valoriza a colaboração entre a equipe e os benefícios aos interessados ao invés da formalidade e entregáveis desnecessários. 

Características do OpenUP

 

O OpenUP apresenta a mesma distribuição de fases já conhecidas no RUP, em que o critério de saída de cada fase é no mínimo atender as seguintes respostas:

  • Iniciação: Todos os stakeholders concordam com o escopo e objetivos do projeto?
  • Elaboração: Todos concordam com a arquitetura proposta e o valor entregue ao cliente considerando os riscos levantados?
  • Construção: Existe uma aplicação que está quase pronta, bem próxima a ser finalizada?
  • Transição: A aplicação está finalizada e o cliente satisfeito?

O ciclo de vida do projeto possui foco nas necessidades dos stakeholders e interação com o time.

Além da divisão por fases, o OpenUP divide o projeto em iterações planejadas que podem variar de alguns dias a algumas semanas. A média recomendada é de quatro semanas, podendo ser reduzida ou aumentada em até aproximadamente seis semanas. Ao final de cada iteração deve ser gerado um incremento ao produto (chamado de build executável ou demo).

Ao final de cada iteração geralmente é realizada uma retrospectiva e avaliação em que são discutidas as lições aprendidas do projeto. Vale mencionar que o principal objetivo da retrospectiva é aprender com erros e acertos e não apontar culpados.

Outro conceito importante é o de microincremento, que é a execução de um pequeno passo que precisa ser mensurável para alcançar os objetivos de uma iteração. Este pode representar o resultado de alguns dias ou horas de trabalho, de uma pessoa ou um grupo determinado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário