segunda-feira, 20 de julho de 2020

O Ciclo de Vida de um Projeto

Os projetos de software podem ser divididos em partes (ou fases) para melhorar o controle gerencial do projeto como um todo. Além disso, podemos melhorar o controle das interfaces deste novo projeto com as operações já existentes. Essas partes do projeto (ou fases do projeto) são denominadas de ciclo de vida de um projeto.

De acordo com o guia PMBoK – PMI (2013), a maior parte dos ciclos de vida de projetos apresentam características em comum, quais sejam:

  • Fases (ou partes do projeto), que geralmente são sequenciais.
  • Na fase inicial de um projeto, os níveis de custos e de pessoal envolvido são baixos; nas fases intermediárias, esses níveis chegam ao máximo e na fase de finalização vão diminuindo.

Ciclo de vida de um projeto.
Fonte: PMI (2013, p. 39).

  • No início do projeto, os níveis de incerteza e risco de não atingir os objetivos iniciais propostos são mais altos, pois não há todo o detalhamento necessário no processo, mas essa certeza vai sendo obtida, cada vez mais, durante o andamento do projeto.
  • Assim como os níveis de incerteza e riscos de não atingir os objetivos iniciais do projeto são altos no início do projeto, o mesmo ocorre com a capacidade das partes interessadas (stakeholders) de influenciarem as características do produto do projeto e isso em razão da falta de detalhamento do projeto nessa etapa. Além disso, os custos das mudanças (alterações de escopo, por exemplo) e da correção de erros, geralmente, aumentam conforme o projeto avança.

Custo das mudanças ao longo de um projeto.
Fonte: (PMI, 2013; p. 40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário