segunda-feira, 27 de julho de 2020

Grupo de Processos de Iniciação

O grupo de processos de Iniciação apresenta processos que facilitam a autorização formal para início de um novo projeto. O escopo inicial é definido, os recursos financeiros iniciais são reservados e, se ainda não foi designado, o gerente do projeto é indicado.

Antes de iniciar as atividades do grupo de processos de Iniciação, os requisitos ou as necessidades de negócios da empresa são documentados. Esta é a etapa da análise de viabilidade do projeto feita por meio de um processo de avaliação das alternativas, desenvolvendo-se descrições claras dos objetivos, para, então, selecionar a melhor. A alternativa escolhida contém uma documentação com informações importantes sobre o novo projeto e o TAP – Termo de Abertura do Projeto ou Project Charter. Quando o TAP é aprovado, o projeto é oficialmente autorizado.

O Project Charter é um dos mais importantes documentos de saída e contém as seguintes informações: nome do projeto, nome do Gerente do Projeto, nome do patrocinador do projeto (sponsor), escopo do projeto, principais riscos, prazos, investimento (orçamento), principais fases do projeto, principais envolvidos, assinatura e aprovação do patrocinador. Apenas dois processos estão definidos no grupo de Iniciação.

Processos do grupo de Processos de Iniciação.
Fonte: Baseado em PMI (2013).

Esses processos são executados fora do escopo de controle do projeto, o que pode tornar os limites do projeto menos visíveis para as entradas iniciais do projeto. O limite de um projeto é definido como o momento em que o início ou a conclusão do projeto ou da fase do projeto é autorizado.

Limites do projeto.
Fonte: (PMI, 2013; p. 54).

Nenhum comentário:

Postar um comentário