sábado, 11 de julho de 2020

EVA – Earned Value Analysis

A técnica EVA – Earned Value Analysis ou Análise do Valor Agregado utiliza um sistema de gerenciamento integrado que coordena o escopo, o cronograma e as metas de custo e mede objetivamente o progresso em face dessas metas. O propósito dessa técnica é fornecer aos gerentes dados mais precisos para monitorar a execução do projeto.

De acordo com Pressman e Maxim (2016, p. 772), “o valor agregado é uma medida do progresso que permite avaliar a porcentagem de conclusão de um projeto usando análise quantitativa, em vez de depender de suposições”.

Para realizar a Análise do Valor Agregado adequadamente, você terá que conhecer alguns parâmetros e seguir alguns passos, que são descritos de uma maneira simplificada a seguir.

  1. Determinar o Custo Orçado do Trabalho Cronogramado ou Budgeted Cost of Work Scheduled – BCWS: durante a atividade de estimativa, o custo ou o esforço (em pessoas-hora, pessoas-mês etc) de cada tarefa é planejado. BCWSi é o custo ou esforço planejado para a tarefa de trabalho i. Para determinar o progresso em um determinado ponto do cronograma do projeto, o valor de BCWS é a soma dos BCWSi de todas as tarefas de trabalho que deveriam ter sido completadas até aquele momento no cronograma do projeto.
  2. Calcular o valor do Custo Orçado do Trabalho Executado ou Budget Cost of Work Perfomed – BCWP: o valor de BCWP é a soma dos valores BCWS de todas as tarefas que foram efetivamente completadas em um determinado momento do cronograma.
  3. Determinar o Orçamento na Conclusão ou Budget at Completion – BAC: os valores de todas as tarefas de trabalho programadas são somados para obter o BAC, ou seja, BAC = S (BCWSk)

A distinção entre BCWS e BCWP é que o primeiro representa o orçamento das atividades que foram planejadas para estarem concluídas até um determinado momento e o último representa o orçamento das atividades que realmente foram concluídas até aquele momento.

Completados os passos anteriores, é possível calcular os seguintes indicadores:

  • Índice de Desempenho do Cronograma ou Schedule Performance Index – SPI:
  • SPI = BCWP / BCWS
  • Variância do Cronograma ou Schedule Variance – SV:
  • SV = |BCWP – BCWS|

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) é uma indicação da eficiência com a qual o projeto está utilizando os recursos cronogramados. Um valor do SPI próximo de 1 indica execução eficiente do cronograma do projeto. SV é uma indicação absoluta da variância do cronograma planejado.

É possível calcular também:

  • Porcentagem programada para conclusão = BCWS / BAC (fornece uma indicação da porcentagem do trabalho que deveria ter sido completada no tempo t.)
  • Porcentagem completada = BCWP / BAC (fornece uma indicação da porcentagem de conclusão do projeto num determinado momento t)
  • Custo Real do Trabalho Realizado (Actual Cost of Work Performed – ACWP) (é a soma do esforço despendido realmente nas tarefas de trabalho que foram completadas em certo momento do cronograma do projeto)
  • Índice de Desempenho do Custo (Cost Performance Index – CPI):
    CPI = BCWP / ACWP
    (CPI próximo de 1 indica de que o projeto está dentro do orçamento definido)
  • Variância do Custo (Cost Variance – CV):
    CV = |BCWP – ACWP|
    (indicação absoluta das economias em um custo (em relação aos custos planejados) ou dos excessos do custo (para um tempo qualquer)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário