quinta-feira, 2 de julho de 2020

Identificação de Risco

De acordo com o PMI/PMBoK (2013, p. 319),

identificar os riscos é o processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação de suas características. O principal benefício desse processo é a documentação dos riscos existentes e o conhecimento e a capacidade que ele fornece à equipe do projeto de antecipar os eventos.

De acordo com Pressman e Maxim (2016), a identificação dos riscos envolve a definição de ameaças ao planejamento do projeto (estabelecer o escopo do projeto, determinar a viabilidade do projeto, definir os recursos necessários, realizar as estimativas do projeto, desenvolver o cronograma do projeto etc).

Um método para identificar riscos, ainda de acordo com Pressman e Maxim (2016, p. 780), é criar uma checklist de itens dentre os riscos conhecidos e previsíveis, em subcategorias genéricas como:

  • Tamanho do produto: riscos associados ao tamanho do software a ser criado ou modificado.
  • Impacto no negócio: riscos associados às restrições impostas pela gerência ou mercado.
  • Características de pessoas envolvidas: riscos associados aos clientes e às habilidades de comunicação dos desenvolvedores.
  • Definição de qualidade e processo: riscos associados à influência da gestão de qualidade do projeto.
  • Ambiente de desenvolvimento: riscos associados à qualidade e disponibilidade das ferramentas de suporte ao software.
  • Tecnologia a ser criada: riscos associados à complexidade do sistema e às novidades tecnológicas incorporadas no software.
  • Tamanho e experiência da equipe: riscos associados à experiência técnica da equipe que desenvolverá o software.

Essa checklist pode ser organizada de diversas formas, de maneira que questões importantes a cada um dos tópicos possam ser respondidas, facilitando o processo de estimar riscos e seus impactos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário