sexta-feira, 3 de julho de 2020

Estimativa, Análise e Priorização de Risco

A previsão (estimativa) de risco busca classificar cada risco de dois modos:

  • a probabilidade de que o risco seja real e ocorrerá; e
  • as consequências dos problemas associados ao risco, se ele ocorrer.

Normalmente, nenhuma equipe de software dispõe de recursos para tratar todos os riscos possíveis com o mesmo grau de rigor. Categorizando os riscos (para uma posterior priorização), a equipe pode alocar recursos onde eles vão ter maior impacto.

Uma tabela de riscos pode ser utilizada como uma técnica para estimativa de risco. A tabela é um exemplo de tabela para estimativa/previsão de risco.

A elaboração da tabela de riscos segue os passos:

  • a listagem de todos os fatores de risco (não importando quão remotos sejam) é colocada na 1ª coluna da tabela – Riscos;
  • cada fator de risco é categorizado na 2ª coluna – Categoria;
  • na 3ª coluna – Probabilidade, coloca-se a probabilidade de ocorrência de cada fator de risco. Para isso, várias técnicas podem ser utilizadas. Dentre elas, a técnica Delphi, que utiliza valores estimados individualmente por cada membro da equipe para se chegar em um valor de “consenso”.
  • na 4a coluna – Impacto é estimado o impacto de cada risco, seguindo, por exemplo, as seguintes categorias:
    1. Catastrófico (Valor de Impacto = 1)
    2. Crítico (Valor de Impacto = 2)
    3. Marginal (Valor de Impacto = 3)
    4. Negligenciável (Valor de Impacto = 4)
Tabela de Riscos
Riscos Categoria Probabilidade Impacto
Estimativa de tamanho pode ser baixa Tamanho do produto 60% 2
Número de usuários maior que o planejado Tamanho do produto 30% 3
Menos reúso que o planejado Tamanho do produto 70% 2
Usuários finais resistem ao sistema Impacto do negócio 40% 3
Prazo de entrega apertado Impacto do negócio 50% 2
Financiamento perdido Impacto do negócio 30% 1
Cliente modificará os requisitos Tamanho do produto 80% 2
Tecnologia não satisfará expectativas Tecnologia a ser usada 30% 1
Pessoal inexperiente Tamanho e experiência da equipe 30% 2
Rotatividade alta Tamanho e experiência da equipe 60% 2
Fonte: baseada em Pressman; Maxim (2016, p. 784).

Uma vez criada a tabela de riscos, a análise de riscos pode ser feita de forma quantitativa ou qualitativa.

De acordo com o PMI/PMBoK (2013, p. 328) realizar a análise qualitativa dos riscos

é o processo de priorização de riscos para análise ou ação adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto. O principal benefício deste processo é habilitar os gerentes de projetos a reduzir o nível de incerteza e focar os riscos de alta prioridade.

Ainda de acordo com o PMI/PMBoK (2013, p. 328) realizar a análise quantitativa dos riscos

é o processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. O principal benefício desse processo é a produção de informações quantitativas dos riscos para respaldar a tomada de decisões, a fim de reduzir o grau de incerteza dos projetos.

Para realizar a priorização dos riscos, a tabela de riscos é ordenada por probabilidade e por impacto. Os riscos com alta probabilidade e alto impacto vão para o alto da tabela e os riscos com baixa probabilidade vão para a parte de baixo. Esse procedimento é denominado “priorização de riscos de primeira ordem”.

Em seguida, uma linha de corte é estabelecida: riscos situados acima da linha receberão atenção subsequente. Riscos que ficam abaixo são reavaliados para se chegar a uma priorização de segunda ordem.

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