- Escopo;
- Qualidade;
- Cronograma;
- Orçamento;
- Recursos; e
- Riscos.
Esses fatores não são os únicos a gerar conflitos, mas estão relacionados de tal maneira que se algum deles sofrer alteração, pelo menos outro fator será afetado. Podemos exemplificar da seguinte forma: caso o tempo previsto no cronograma seja reduzido, o orçamento poderá sofrer ajustes para incluir recursos adicionais visando realizar a mesma quantidade de trabalho em menos tempo; mas se o orçamento não puder ser aumentado, o escopo ou a qualidade podem ser afetados para que o produto seja entregue em menos tempo, com o mesmo orçamento.
Fatores determinantes na qualidade de um projeto de software.
Dentre estes fatores que potencialmente geram conflitos, os gerentes de projetos, normalmente, lidam com mais frequência com três deles: escopo, prazo e custo (Figura 6), porque a qualidade do projeto é afetada diretamente pelo balanceamento desses três fatores. Qualquer modificação que possa ocorrer em qualquer desses fatores, afetará pelo menos outro fator e, consequentemente, afetará diretamente a qualidade do projeto.
Estas três restrições constituem o ponto crucial do gerenciamento de projetos, concentrando toda energia e atenção do gerente de projetos. Para ajudar o gerente a controlar, por exemplo, a restrição de tempo, cronogramas e prazos são desenvolvidas por meio de ferramentas como gráficos PERT CPM e Gantt. No que diz respeito à restrição de custo, são estabelecidos orçamentos a serem respeitados pelo uso de gráficos, por exemplo, o histograma de recursos. A restrição mais difícil de gerenciar é a relacionada ao escopo e às especificações do projeto, uma vez que, geralmente, existe uma grande dificuldade em apresentá-los de uma forma clara, além de como monitorá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário