sexta-feira, 24 de julho de 2020

Grupos de Processos do PMBoK

O guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos é a soma do conhecimento dentro da profissão de gerenciamento de projeto. O PMBoK completo inclui práticas comprovadas tradicionais que são amplamente aplicadas, além de práticas inovadoras que estão surgindo na profissão, e as que têm um consenso generalizado sobre o seu valor e utilidade.

Também se destina a fornecer um vocabulário comum entre a profissão e a prática para que se possa falar e escrever sobre gerenciamento de projeto.

O frame work PMBoK na sua 5ª edição é composto por 5 grupos de processos, 10 áreas do conhecimento e 47 processos de gerenciamento de projetos.

Os grupos de processo (Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento) organizam os processos de gerenciamento de projetos, mais detalhadamente, ao longo do tempo. Portanto, os grupos de processo são estados em que um projeto pode estar desde o início até sua conclusão.

Grupo de Processos

O gerenciamento de projetos é realizado por meio de processos, usando conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas do gerenciamento de projetos que recebem entradas e geram saídas.

Normalmente, um projeto apresenta atividades em uma etapa inicial, quando se define o escopo do projeto. Encerrada essa etapa, seguem-se uma ou mais etapas intermediárias com atividades em que o projeto é planejado, executado e monitorado, culminando com atividades em uma etapa final, na qual o produto ou serviço é aceito e entregue ao cliente.

O PMBoK 5ª edição representa essas etapas em cinco grupos de processos, quais sejam:

  1. Grupo de Processos de Iniciação: define e autoriza um projeto ou uma nova fase de um projeto.
  2. Grupo de Processos de Planejamento: define o escopo, os objetivos, planeja e detalha o projeto.
  3. Grupo de Processos de Execução: reúne recursos, pessoas e executa o plano de projeto, visando satisfazer as suas especificações.
  4. Grupo de Processos de Monitoramento e Controle: controla as mudanças, monitora o desempenho e o progresso do projeto e acompanha riscos.
  5. Grupo de Processos de Encerramento (ou Finalização): encerra formalmente um projeto ou fase e libera recursos.

Grupos de processos do Gerenciamento de Projetos.
Fonte: (PMI, 2013; p. 50).

Importante ressaltar, que os grupos de processos não são fases do ciclo de vida do projeto. Além disso, a experiência em GP indica que há diferentes formas de gerenciar um projeto. Os grupos de processos e os processos que os compõem devem ser considerados como guias para a aplicação de conhecimentos e habilidades de GP durante o projeto. A aplicação dos processos é iterativa e muitos podem ser repetidos durante o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário