A gestão de projetos é uma das áreas mais importantes de qualquer departamento de TI e, atualmente, é amplamente difundida dentro das empresas, pois o uso de novos métodos de controle e gestão de projetos permite garantir os melhores resultados neste processo.
O conjunto de conhecimentos em gestão de projetos é a soma dos conhecimentos ligados à profissão de gerenciamento de projetos que inclui práticas comprovadas e inovadoras que surgem na profissão.
O Chaos Report, do Standish Group, mostra as taxas de sucesso e falhas dos projetos por meio de pesquisas em várias empresas. Essa pesquisa classifica o resultado de cada projeto de TI em uma destas três situações:
- Sucesso (Successful): projetos dentro do prazo, custo e escopo;
- Mudaram (Challenged): projetos fora do prazo, aumento do custo original ou mudança de escopo; e
- Falharam (Failed): projetos cancelados.
O Quadro 1 mostra os resultados das pesquisas relatadas no Chaos Report de 2015 pelo Standish Group, mostrando o desempenho em projetos de tamanhos diferentes.
CHAOS RESOLUTION BY PROJECT SIZE | |||
SUCCESSFUL | CHALLENGED | FAILED | |
Grand | 2% | 7% | 17% |
Large | 6% | 17% | 24% |
Medium | 9% | 26% | 31% |
Moderate | 21% | 32% | 17% |
Small | 62% | 16% | 11% |
TOTAL | 100% | 100% | 100% |
Com a ascensão dos métodos ágeis de desenvolvimento, o Chaos Report de 2015, de acordo com Hastie; Wojewoda (2015), também forneceu um comparativo entre projetos baseados em metodologias tradicionais (indicado pelo método em cascata ou waterfall) e metodologias ágeis (agile), conforme mostra o Quadro 2.
CHAOS RESOLUTION BY AGILE VERSUS WATERFALL | ||||
SIZE | METHOD | SUCCESSFUL | CHALLENGED | FAILED |
All Size Projects | Agile | 39% | 52% | 9% |
Waterfall | 11% | 60% | 29% | |
Large Size Projects | Agile | 18% | 59% | 23% |
Waterfall | 3% | 55% | 42% | |
Medium Size Projects | Agile | 27% | 62% | 11% |
Waterfall | 7% | 68% | 25% | |
Small Size Projects | Agile | 58% | 38% | 4% |
Waterfall | 44% | 45% | 11% |
Durante o processo de gerenciamento de projetos, algumas tarefas importantes devem ser executadas para que tenhamos sucesso, como planejamento e organização do trabalho, estimativa de recursos, controle da execução do projeto e análise dos resultados, entre outras.
Como já dissemos, uma das mais conhecidas publicações de melhores práticas em gerenciamento de projetos é o PMBoK, no qual se identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é reconhecido como boa prática. Esse guia fornece um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando a troca eficiente de informações entre os profissionais de gerenciamento de projetos.
O PMBoK baseia-se em processos e atividades para descrever o trabalho a ser feito, de uma forma organizada, e esses processos se relacionam e interagem durante todo o projeto. O guia na sua 5ª edição contém 47 processos agrupados em 5 grupos de processos e 10 áreas de conhecimento e é reconhecidamente um padrão para a função de gerenciamento de projetos descrevendo normas, métodos, processos e melhores práticas.
Embora o PMBoK seja um guia composto por boas práticas, não precisamos aplicar todos os processos nele mencionados em todo o projeto. Na verdade, devemos verificar quais os processos que melhor se encaixam em nosso projeto.
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