quarta-feira, 15 de julho de 2020

Histórico do Gerenciamento de Projetos

De acordo com Pressman (2010), o gerenciamento de projetos surgiu nos Estados Unidos e Henry Gantt é considerado o pioneiro na gestão de projetos. Henry Gantt criou um método usando um gráfico de barras muito simples como instrumento de gerência do projeto, mas, atualmente, já foram incorporados novos elementos, como linhas para destacar dependências entre atividades, conforme mostrado na Figura.

O projeto da construção da represa Hoover, nos Estados Unidos, entre 1930 e 1936, foi desenvolvido utilizando-se os gráficos criados por Henry Gantt. Até meados dos anos 1950, o controle dos projetos era feito usando os gráficos de Gantt. Após esse período, dois novos modelos foram desenvolvidos:
  • PERT : desenvolvido como parte do programa do míssil do submarino Polaris da marinha norte-americana; e

Submarino Polaris 

  • CPM : desenvolvido em conjunto pelas empresas DuPont e Remington.
 
Esses dois modelos fizeram muito sucesso e rapidamente foram usados por muitas empresas no controle de seus projetos.

Mas o processo de melhoria das técnicas de gestão de projetos não parou por aí e, no fim da década de 1960, o PMI , fundado nos Estados Unidos em 1969, no auge dos projetos espaciais da NASA, começou o planejamento de um novo método de gerenciamento. O objetivo era desenvolver uma metodologia mais abrangente e que deveria servir aos interesses dos mais diferentes tipos de empresas.

No início dos anos 1980, o PMI iniciou o desenvolvimento de um guia de melhores práticas na gestão de projetos: o PMBoK – Project Management Body of Knowledge. O PMBoK procura fornecer um conjunto de termos comuns dentro da profissão de gerenciamento de projetos, por isso, não é considerada uma metodologia e sim, um guia de melhores práticas. Sua aceitação foi tão abrangente nas organizações que explicam a venda de mais de 3,5 milhões de cópias do guia de todas as edições lançadas.

O guia PMBoK encontra-se em sua 5ª edição que substituiu a 4ª edição, em 2013.

Capas da 4ª e 5ª edições do PMBoK (versão brasileira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário