terça-feira, 28 de julho de 2020

Grupo de Processos de Planejamento

O grupo de processos de Planejamento possui o maior número de processos de todo o guia, contendo 24 de um total de 47 processos definidos na 5ª edição do PMBoK.

É nessa etapa do projeto que todas as tarefas a serem executadas no projeto devem ser definidas, incluindo as atividades:

  • ✓ Planejar Gerenciamento do Escopo;
  • ✓ Planejamento dos custos das tarefas;
  • ✓ Planejar Gerenciamento do Custo (geral do projeto e sobre a sua forma de controle e monitoração);
  • ✓ Planejar o prazo de execução cada uma das atividades do projeto;
  • ✓ Planejar o Gerenciamento do Tempo (geral do projeto e sobre a sua forma de controle e monitoração);
  • ✓ Planejar as aquisições que devem ser realizadas para o desenvolvimento do projeto (fornecedores, por exemplo);
  • ✓ Planejar os recursos humanos envolvidos no projeto;
  • ✓ Planejar os riscos aos quais o projeto está sujeito;
  • ✓ Planejar o plano de respostas aos riscos avaliados;
  • ✓ Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas (stakeholders).

Este grupo de processos envolve a determinação do escopo do projeto (o que deve ser feito), a definição da equipe e suas funções e responsabilidades (quem deve fazer), o desenvolvimento do cronograma (quando deve ser feito) e do orçamento (a que custo), a determinação de padrões e métricas de qualidade, a identificação de riscos, a determinação do que deve ser comprado ou adquirido, a execução do Plano de Gerenciamento do Projeto (como deve ser feito) e sua aprovação e a reunião inicial do projeto.

Em resumo, o grupo de processos de Planejamento envolve:

  • Documentar e publicar a Declaração de Escopo do Projeto;
  • Desenvolvimento da EAP (Estrutura Analítica do Projeto) ou WBS (WorkBreakdownStructure);
  • Desenvolvimento do Cronograma do Projeto;
  • Determinação de Necessidades de Recursos;
  • Definição de Compras e Aquisições;
  • Desenvolvimento do Orçamento do Projeto;
  • Desenvolvimento e publicação do Plano de Gerenciamento do Projeto.

À medida que forem surgindo novas informações sobre o projeto (dependências, riscos, premissas e restrições adicionais) estas serão identificadas ou resolvidas.

Um dos documentos mais importantes gerados neste grupo de processos é o PGP (Plano de Gerenciamento do Projeto). Este documento detalha toda a gestão do projeto e é atualizado constantemente durante o andamento do projeto. Para que este documento seja inicialmente confeccionado é necessário o Termo de Abertura do Projeto, que é a saída do grupo de processos de Iniciação. Os 24 processos do grupo de Planejamento podem ser vistos na Figura.

Processos do Grupo de Processos de Planejamento.
Fonte: Baseado em PMI (2013).

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