Buscando obter uma visão geral do relacionamento entre as áreas de conhecimento e os grupos de processo do PMBoK, 5ª edição, podemos destacar algumas características dos processos de gerenciamento de um projeto de software:
- A maior parte das áreas de conhecimento é abordada em atividades de Planejamento (definir, estimar e planejar cada aspecto) e de Monitoramento e Controle (controlar);
- No grupo de processos de Execução, os aspectos envolvidos mais ativamente são a equipe (Recursos Humanos), as aquisições, as comunicações e garantia da qualidade;
- A área de conhecimento de Integração está presente em todos os grupos de processos, ou seja, em todos os momentos do projeto.
- Os grupos de processos representam os tipos de atividades, as áreas de conhecimento caracterizam os assuntos e seu cruzamento gera ações (definir, planejar, estimar, gerenciar, monitorar, controlar, encerrar etc.) e substantivos que detalhamos processos de gestão de projetos.
Isso mostra que as melhores práticas que o PMBoK reuniu estão presentes no gerenciamento de qualquer projeto de sucesso. Podemos visualizar um quadro resumido com exemplos dos processos interagindo com as áreas de conhecimento e grupos de processos para realizar um projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário