sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Custos do Projeto

Na área de Gerenciamento de Custos, descrevem-se os processos e atividades de planejamento, estimativa de custos, determinação do orçamento e controle de custos do projeto.

A área de custos utiliza um conjunto de técnicas que permite entender a origem dos dispêndios, o que permite ações de redução de custos e aumento de produtividade. Inclui os processos relacionados ao planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, e tem como principal objetivo garantir que o projeto possa ser finalizado dentro do orçamento aprovado.

O “Modelo ABC” e “Just in Time” são exemplos de algumas metodologias que são usadas no gerenciamento de custos.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Custos, encontramos 4 processos, sendo 3 no grupo Planejamento e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento de Custos e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
7. Gerenciamento dos custos de projeto   7.1 Planejar o gerenciamento dos custos
7.2 Estimar os custos
7.3 Determinar o orçamento
  7.4 Controlar os custos  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento dos Custos do Projeto:

7.1 Planejar o gerenciamento dos custos: processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, gestão, despesas e controle dos custos do projeto.

7.2 Estimar os custos: processo de desenvolvimento de uma estimativa de custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto.

7.3 Determinar o orçamento: processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.

7.4 Controlar os custos: processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização no seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base de custos.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 193).

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