O guia PMBoKé organizado em áreas de conhecimento e, por sua vez, cada área de conhecimento é descrita por meio de processos.
As 10 áreas de conhecimento caracterizam os principais aspectos
envolvidos em um projeto e na sua gestão: Integração, Escopo, Tempo,
Custos, Qualidade, Recursos humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e
Relação com Stakeholders (Figura). A área de conhecimento de Gerenciamento das Partes Interessadas, que trata a relação com os stakeholders do projeto, foi incluída na 5ª edição do PMBoK.
10 áreas de conhecimento do PMBoK.
Fonte: GO2WEB (2013).
Um projeto é um esforço integrado e cada área de conhecimento
refere-se a um fator que deve ser considerado dentro da gestão de
projetos e a sua execução é fundamental para o seu sucesso, caso
contrário, poderá afetar o projeto de forma negativa.
Os 47 processos definidos no guia PMBoK interagem com os grupos de
processos e as áreas de conhecimento. O Quadro ilustra a quantidade de
processos existentes e relacionados entre os 5 Grupos de Processos e as
10 Áreas de conhecimento.
Distribuição dos 47 processos do PMBoK entre as áreas de conhecimento e os grupos de processos.
Fonte: Baseado em PMI (2013).
As áreas de conhecimento Escopo, Tempo, Custo e Qualidade são
consideradas as áreas determinantes para o sucesso de um projeto:
entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo
definidos, com qualidade adequada. Estas áreas de conhecimento respondem
as questões: O quê? Quando? Quanto? Como?
Recursos Humanos e Aquisições são as áreas de conhecimento
consideradas como fornecedoras de insumos para produzir o trabalho do
projeto.
As áreas de conhecimento Comunicações e Riscos buscam manter as
expectativas e as incertezas controladas, assim como o projeto dentro
dos objetivos traçados. São as áreas de conhecimento consideradas de
controle de um projeto.
A área de conhecimento Integração busca unificar, consolidar e
promover a comunicação e as ações integradoras que são essenciais para a
execução controlada do projeto até a sua finalização, de forma a
atender tanto as expectativas das partes interessadas como os requisitos
do projeto.
A área de Gerenciamento das Partes Interessadas trata das ações que venham a garantir o engajamento dos stakeholders,
realizando tomadas de decisões assertivas e oportunas ao longo do
projeto e facilitando a mudança organizacional proporcionada pelos
resultados do projeto.
Escopo, Tempo, Custo e Qualidade
Recursos Humanos e Aquisições
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