O guia PMBoKé organizado em áreas de conhecimento e, por sua vez, cada área de conhecimento é descrita por meio de processos.
As 10 áreas de conhecimento caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e na sua gestão: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Relação com Stakeholders (Figura). A área de conhecimento de Gerenciamento das Partes Interessadas, que trata a relação com os stakeholders do projeto, foi incluída na 5ª edição do PMBoK.
10 áreas de conhecimento do PMBoK.
Fonte: GO2WEB (2013).
Um projeto é um esforço integrado e cada área de conhecimento refere-se a um fator que deve ser considerado dentro da gestão de projetos e a sua execução é fundamental para o seu sucesso, caso contrário, poderá afetar o projeto de forma negativa.
Os 47 processos definidos no guia PMBoK interagem com os grupos de processos e as áreas de conhecimento. O Quadro ilustra a quantidade de processos existentes e relacionados entre os 5 Grupos de Processos e as 10 Áreas de conhecimento.
Distribuição dos 47 processos do PMBoK entre as áreas de conhecimento e os grupos de processos.
Fonte: Baseado em PMI (2013).
As áreas de conhecimento Escopo, Tempo, Custo e Qualidade são consideradas as áreas determinantes para o sucesso de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada. Estas áreas de conhecimento respondem as questões: O quê? Quando? Quanto? Como?
Recursos Humanos e Aquisições são as áreas de conhecimento consideradas como fornecedoras de insumos para produzir o trabalho do projeto.
As áreas de conhecimento Comunicações e Riscos buscam manter as expectativas e as incertezas controladas, assim como o projeto dentro dos objetivos traçados. São as áreas de conhecimento consideradas de controle de um projeto.
A área de conhecimento Integração busca unificar, consolidar e promover a comunicação e as ações integradoras que são essenciais para a execução controlada do projeto até a sua finalização, de forma a atender tanto as expectativas das partes interessadas como os requisitos do projeto.
A área de Gerenciamento das Partes Interessadas trata das ações que venham a garantir o engajamento dos stakeholders, realizando tomadas de decisões assertivas e oportunas ao longo do projeto e facilitando a mudança organizacional proporcionada pelos resultados do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário