quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento das Partes Interessadas

O Gerenciamento das Partes Interessadas inclui selecionar os stakeholders que possam realmente contribuir com o projeto, definir as expectativas das partes e suas condições de ganho mútuo com o projeto, além de desenvolver estratégias de ação que promovam comunicação continuada e engajamento pleno dos stakeholders durante o projeto. Descreve os processos e atividades relacionadas com a identificação, engajamento e gestão do relacionamento com os stakeholders do projeto para que seja possível alcançar as expectativas de resultados quanto aos produtos e à execução do projeto.

O PMI (2013, p. 391) reforça, por meio desta área de conhecimento, que as expectativas dos stakeholders devem ser consideradas como objetivos essenciais do projeto. Isso porque todos os projetos têm stakeholders que podem ser afetados ou podem afetar o projeto de forma positiva ou negativa. Assim, cabe ao gerente de projetos identificar e gerenciar esses stakeholders de maneira adequada para que se busque o sucesso do projeto.

Na área de conhecimento de Gerenciamento das Partes Interessadas, encontramos 4 processos, sendo um em cada grupo Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento das Partes Interessadas e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
13. Gerenciamento das partes interessadas no projeto 13.1 Identificar as partes interessadas 13.2 Planejar o gerenciamento das partes interessadas 13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas 13.4 Controlar o engajamento das partes interessadas  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento das Partes Interessados do projeto são:

13.1 Identificar as partes interessadas: processo de identificar pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto e analisar e documentar informações relevantes relativas aos seus interesses, nível de engajamento, interdependências, influência e seu impacto potencial no êxito do projeto.

13.2 Planejar o gerenciamento das partes interessadas: processo de desenvolver estratégias apropriadas de gerenciamento para engajar as partes interessadas de maneira eficaz no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise das suas necessidades, interesses e impacto potencial no sucesso do projeto.

13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas: processo de se comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender às suas necessidades/expectativas deles, abordar as questões à medida que elas ocorrem, e incentivar o engajamento apropriado das partes interessadas nas atividades do projeto, no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto.

13.4 Controlar o engajamento das partes interessadas: processo de monitorar os relacionamentos das partes interessadas do projeto em geral e ajustar as estratégias e planos para o engajamento das partes interessadas.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 391).

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